O Detran.SP coordenou recentemente uma operação em conjunto com a Polícia Civil em três desmontes ilegais e oito credenciados - estoque peças proibidas e sem selo de rastreabilidade - que funcionavam na avenida Cursino, na Saúde, zona sul da capital.
No primeiro caso, além de os locais não possuírem cadastro junto ao órgão de trânsito, em seu estoque foram encontradas peças sem o selo de rastreabilidade. Os estabelecimentos receberam valores entre R$ 2 mil e R$ 8 mil e foram orientados se regularizarem.
No segundo, os agentes também encontraram peças sem o selo de rastreabilidade do Detran.SP, além de materiais cuja venda é proibida por lei por serem itens de segurança. Nesses locais, os responsáveis receberam os mesmos valores das multas
Além desses locais, os policiais civis e agentes do Departamento de Trânsito ainda checaram outros cinco endereços, que encontravam-se de portas fechadas.
Por isso, é importante consultar o local antes de comprar peças. Para isso, a busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Credenciados”. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.
O Detran.SP realiza frequentemente ações de fiscalização em desmontes e parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes no processo de habilitação.