Criado em junho pelo Detran.SP, a função “Peça Legal” do aplicativo do Detran.SP permite combater o comércio de componentes provenientes de furto ou roubo de veículos no Estado de São Paulo.
De acordo com o departamento de trânsito, já foram registradas pelo sistema 5,7 milhões de peças e o objetivo da ferramenta online é mostrar se a peça possui procedência e originalidade . Assim, o usuário tem a garantia de que o produto é legal.
Graças à implantação desse sistema, houve também um aumento de 1.905% na busca de peças pelas plataformas online. Somente neste ano, 407.337 cidadãos utilizaram os canais eletrônicos para buscar peças veiculares . Em 2021, 20.513 pessoas procuraram o serviço.
Para realizar a pesquisa, é necessário acessar o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou aplicativo do Poupatempo Digital , disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS. A pesquisa pode ser feita por tipo de veículo, como automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus.
Basta centralizar o código disponível no componente no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. A verificação exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa registrada que oferta a peça.
Em caso de irregularidades, o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran.SP, pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.