As restrições de circulação e fechamento do comércio não essencial contribuíram para o aumento do segmento digital
Reprodução
As restrições de circulação e fechamento do comércio não essencial contribuíram para o aumento do segmento digital

Nunca comprar e vender carros pela internet foi tão difundido pela mídia. Pudera, estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado e integrado à plataformas que “facilitam” para o consumidor e vendedor. 

Essa maneira de fazer ou fechar negócios só aumentou com esse cenário caótico de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 . Para Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, houve uma migração do público offline para o online.

As restrições de circulação e fechamento do comércio não essencial em momentos de agravamento da pandemia também contribuíram para o aumento do segmento digital . Em 2020, houve um crescimento de 19% na procura por carros na OLX, em comparação com o ano anterior, reforçando essa tendência”, explica.

Segundo dados apurados pela plataforma, em 2020 houve um crescimento de 12% nas negociações de veículos seminovos e usados comparado ao ano anterior, o que só reforça a forte tendência de crescimento na compra e venda de veículos online para os próximos anos.

No entanto, ao mesmo tempo em que essa forma de comércio pode ser um facilitador tanto para quem compra como para quem vende, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fechar o negócio. A principal delas é procurar entender como funciona o sistema digital e desconfiar sempre de qualquer atitude suspeita. Na dúvida, verifique o perfil do usuário se condiz com a do possível negociador. Outra dica é desconfiar sempre de ofertas muito atrativas, afinal de contas, “não tem almoço grátis” e o mais importante de tudo, jamais efetuar pagamento antecipado.

Deixe a ansiedade de lado, mesmo que aparentemente possa ser um “negócio da China” e que precise depositar determinada quantia para segurar a oferta. E lembre-se: a ansiedade pode cegá-lo e taxá-lo como inocente. Por isso, desconfie de tudo e de todos.

Confira a seguir algumas dicas que ajudará você que quer comprar ou vender um veículo por meio de plataformas de comércio online:

Para quem compra

Evite intermediários, não compartilhe dados e tenha certeza do estado de conservação do veículo
Reprodução
Evite intermediários, não compartilhe dados e tenha certeza do estado de conservação do veículo

1 - Evite Intermediários - Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociar com terceiros. Fique atento e desconfie se o vendedor aparentar pressa ou ansiedade para fechar o negócio. Não hesite em tirar qualquer dúvida sobre a negociação e prefira sempre fazer uso do aplicativo de conversa (chat) da plataforma, centralizando a comunicação em um único canal e evitando aplicativos de mensagem.

2 - Levante Informações - Certifique-se de que o vendedor é o real proprietário do bem. Você pode consultar informações sobre o veículo no DETRAN, o Departamento de Trânsito Estadual, e verificar dados sobre multas e situação do IPVA por meio do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores. Seja cuidadoso com contratos firmados com consórcios e prestações de pagamento, e pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida.

3 - Pagamento - Evite realizar qualquer tipo de pagamento antecipado sem antes ver o veículo, conferir se está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados. Certifique-se também que os dados bancários fornecidos são da mesma pessoa com a qual está negociando.

4 - Excessos de facilidades - Desconfie de valores abaixo do mercado. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou afirma trabalhar nas fabricantes de automóveis/motocicletas; e que, a partir disso, conseguiu um bom desconto ao adquiri-lo.

5 - Segunda opinião – Ao identificar um veículo de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma avaliação na companhia de um mecânico de confiança antes de concluir a negociação.

6 - Visitação do veículo - Ao agendar um encontro para que o interessado na compra possa ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

Para quem vende:

Ao agendar um encontro para ver o veículo, escolha sempre locais movimentados
Divulgação
Ao agendar um encontro para ver o veículo, escolha sempre locais movimentados

1 - Formas de Pagamento - Fique atento às formas de pagamento negociadas:

a.              Cheque - espere compensar antes da entrega do veículo;

b.              Transferência bancária - espere o valor ser compensado em sua conta;

c.              Depósito em caixa eletrônico - aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”;

d.              Pagamento em dinheiro - verifique o valor entregue juntamente com a autenticidade das notas.

2 - Levante Informações – Procure levantar informações sobre o comprador. Nunca efetue a entrega do veículo a uma pessoa que se diz "representante de uma empresa" como a OLX, por exemplo. Essas plataformas não participam, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor. Prefira negociar sempre pelo chat da plataforma, centralizando a comunicação em um único canal.

3 - Não compartilhe dados – Nenhuma empresa de compra e venda solicita informações que permitam acesso à conta do usuário e nem solicita códigos para autorizar a publicação de um anúncio ou confirmar uma compra. Por isso, nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar ao seu celular em nome da plataforma.

4 - Visitação do veículo - Ao agendar um encontro para ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!