Quem precisa apertar o cinto e economizar na compra de um automóvel não pode olhar apenas para o valor. O consumo de combustível é o segundo gasto mais importante. Partindo disso, a reportagem do iG Carros preparou uma lista com 5 SUVs até R$ 60 mil que aparecem entre os mais econômicos do país. Acompanhe!


1 - Nissan Kicks S 1.6 2017/18 - entre R$ 55 mil e R$ 60 mil

Nissan Kicks
Divulgação/Nissan
Nissan Kicks é o carro-chefe da marca japonesa no Brasil

Quem pretende comprar um bom SUV sem gastar muito deve ficar atento ao Nissan Kicks de entrada. Apesar de ser um modelo simples, sem muitas vaidades e com câmbio manual, ele costuma se adequar ao bolso com um ótimo custo-benefício. Nos principais classificados online, o SUV da Nissan aparece por valores entre R$ 55 mil e R$ 60 mil.

Seu motor 1.6, o mesmo do Versa, desenvolve 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. O Kicks S pode ir de 0 a 100 km/h em 11 segundos, revelando fôlego adequado para um utilitário de 1,109 kg. 

Com gasolina, o modelo pode aferir 11,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. No etanol, a média vai para 7,8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, segundo o Inmetro. As opções mais baratas não contam com o pacote Safety, que inclui controles de estabilidade e tração e assistente de saída em rampa. 

2 - Citroën C4 Cactus Feel 1.6 2018 - a partir de R$ 59 mil

Citroën C4 Cactus
Guilherme Menezes/iG
O Citroën C4 Cactus é um SUV com jeitinho de hatch

Outro modelo que não faz feio quando o assunto é economizar combustível é o C4 Cactus Feel, o SUV de entrada da linha. O design compacto e a suspensão mais baixa dão características de hatch para o utilitário que parte de R$ 59 mil nas principais plataformas de compra e venda de automóveis.

Assim como o Kicks, o C4 Cactus também é 1.6, mas neste caso estamos falando de 122 cv de potência e 16,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. O modelo pode marcar 7,7 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol, e 11 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina. Infelizmente, ele também não conta com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

3 - Peugeot 2008 Allure 1.6 2018 - entre R$ 55 mil e R$ 60 mil

Peugeot 2008
Divulgação
Peugeot 2008 é o único automático em nossa lista

As opções de SUVs automáticos e econômicos até R$ 60 mil entre os seminovos são escassas. Por sorte, o consumidor pode contar com o Peugeot 200 8 Allure, já com câmbio automático de seis velocidades, por um preço médio de R$ 58 mil.

São 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, capazes de levar o SUV aos 100 km/h em 12 segundos. No etanol, o 2008 pode aferir 7,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, os números vão para 10,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Assim como os veículos acima, o Peugeot também não conta com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

4 - JAC T40 1.5 2018 - a partir de R$ 50 mil

JAC T40
Divulgação
JAC T40 é o SUV chinês feito ao gosto do brasileiro

Eis o modelo mais barato de nossa lista. O JAC T40 foi projetado para ser um hatch, mas acabou virando SUV nas etapas finais de projeto. Feito para agradar chineses e brasileiros, com forte presença do grupo brasileiro SHC, o modelo pode ser encontrado a partir de R$ 50 mil no mercado de seminovos.

Seu motor 1.5 desenvolve 127 cv de potência e 15,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Além de contar com controles de estabilidade e tração, o T40 pode aferir bons números de consumo. São 7,7 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol, e 11,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.

5 - Jeep Renegade 1.8 2017 - entre R$ 56 mil e R$ 60 mil

Jeep Renegade
Divulgação
O Jeep Renegade ganha no estilo, mas peca no porta-malas

O Jeep Renegade chegou a ser o SUV mais vendido do Brasil. O design inusitado de aventureiro e o preço competitivo ainda faz muitas pessoas se derreterem por ele. A boa notícia é que uma unidade do modelo de entrada de 2017 já aparece em torno de R$ 58 mil nos classificados online.

Seu motor 1.8 desenvolve 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de cinco velocidades. Ele pode marcar 7,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol, além de 10,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina. Por conta do design “quadrado”, o Renegade não é tão aerodinâmico quanto poderia. Quando se ganha no estilo, perde-se um pouco no consumo. Por sorte, há controles de estabilidade e tração.

    Veja Também

      Mostrar mais