Desde seu lançamento, há seis anos, o BR-V já conta com mais de 255.000 unidades vendidas, sendo 30% para o mercado da Indonésia, onde, aliás, o novo SUV foi revelado esta semana, e também em um dos países onde será fabricado.
Um deles pode ser o Brasil, já que é feito sobre a base do novo City , cujo lançamento será no fim de 2021 como o modelo do qual serão derivados outros, como a versão hatch, que ficará no lugar do Fit , dentro da nova estratégia da marca no mercado brasileiro.
Na Indonésia, o novo BR-V da Honda tem previsão para ser vendido a partir de janeiro de 2022 com um preço inicial de US$ 18.000, ou cerca de R$ 95.470.
Em sua segunda geração, o novo BR-V (Bold Runabout Vehicle) entra em sua segunda geração, substituindo o modelo original lançado em 2015 e conta com capacidade para sete ocupantes na linha 2022.
No entanto, o modelo não substituirá o HR-V que está num patamar acima. Aliás, este chega no começo de 2022 mirando o Toyota Corolla Cross , incluindo aí uma inédita versão híbrida e:HEV.
Voltando ao BR-V , o modelo chega com motor a gasolina i-VTEC de 1,5 litro naturalmente aspirado, produzindo 120 cv a 6.600 rpm e 14,8 kgfm de torque a partir de 4.300 rpm. A tração é dianteira e a transmissão é a consagrada CVT, que Honda diz ser 'nova e mais eficiente'.
Comparado ao conceito original N7X , a versão definitiva do BR-V se manteve praticamente com linhas bem próximas com exceção de alguns detalhes como para-choques e grade, mas outros detalhes como lanternas em LED e os faróis full LED foram mantidos.
Entre a lista de itens de série, o crosssover contará com a mesma multimídia de 7” do City e virá ainda com detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, farol-alto automático, assistente de permanência em faixa e chave presencial com partida remota.
Quanto às dimensões, o novo Honda BR-V 2022 cresceu pouco se comparado à geração anterior. São 4,565 m de comprimento, 1,735 m de largura, 1,666 m de altura e 2,662 m de entre-eixos.
Até o momento, a Honda não adiantou nenhuma pista sobre o lançamento em outros mercados, inclusive para o restante dos países asiáticos ou emergentes. Mas, a chegada ao Brasil do novo BR-V não está descartada.