A Honda
revela na Europa e no Japão as primeiras imagens e informações técnicas da nova geração do HR-V. O modelo, que é conhecido como Vezel
no país asiático, abandonou as formas de um SUV tradicional para assumir a personalidade de um SUV com ares de cupê, como o Volkswagen Nivus.
Além do estilo da carroceria totalmente novo, que chama a atenção também pela frente mais alta, a nova geração do Honda HR-V estreia no Japão com uma gama composta por três variações híbridas — com sistema de tração dianteira ou integral — e apenas uma a gasolina, embora a marca japonesa não tenha divulgado detalhes técnicos do conjunto mecânico.
A expectativa é de que o modelo seja equipado com o mesmo motor do Fit de geração mais recente, mostrado no Japão, no fim de 2019. A versão a gasolina usa um novo motor 1.5, de 98 cv, diferente do utilizado no carro brasileiro. O mesmo que na versão híbrida é combinado a um propulsor elétrico, de 109 cv.
O interior perdeu o visual conservador do atual e ficou mais controverso, adotando linhas minimalistas e mais refinadas. Algo visto em detalhes como os botões giratórios nas saídas de ventilação. O fabricante não divulgou as medidas do novo HR-V , mas destaca que não mexeu muito nas dimensões externas na comparação com o carro atual. Por dentro, o SUV ganhou ainda saídas de ventilação para os passageiros do banco traseiro e o teto se vidro panorâmico.
No mercado japonês, o pacote de equipamentos do novo HR-V irá incluir sistema de Wi-Fi nativo, chave digital (que permite transformar o smartphone na chave do veículo), faróis de LED, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e um pacote de segurança ativa com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e um sistema que manobra automaticamente o veículo para evitar um atropelamento.
O novo Honda HR-V começa a ser vendido em abril no Japão e chega até o final do ano ao mercado europeu. No Brasil, o agora SUV com jeito de cupê deve chegar apenas em 2022.