Vale a pena ter cautela na estrada seguindo as recomendações da direção defensiva para evitar acidentes
Divulgação
Vale a pena ter cautela na estrada seguindo as recomendações da direção defensiva para evitar acidentes

No último feriado prolongado, entre os dias 9 e 12 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal registrou 973 acidentes apenas nas rodovias federais de todo o país com 75 mortes . Além disso, houve 783 pessoas flagradas no bafômetro e 4.800 atuações por falta de cinto de segurança em todos os passageiros e 268 motoristas foram multados por uso de celular enquanto dirigiam .  

Para que o próximo feriado do dia 2 de novembro, Dia de Finados , isso não se repita, a Younder , uma plataforma digital de educação que tem por objetivo oferecer experiências de aprendizagem, por meio da tecnologia traz cinco dicas para motoristas dirigirem com mais segurança.

Para isso, a especialista em tecnologia educacional e CEO da Younder , Claudia de Moraes, indica 5 atitudes que todo bom condutor de frota precisa saber para aprimorar as habilidades da direção segura e inteligente.

1 – Conheça e aplique as técnicas de direção defensiva

Segundo a executiva, a direção defensiva é de extrema importância, pois prepara o condutor para imprevistos e eventualidades que podem surgir no trânsito e que exigem a melhor tomada de decisão possível em um curto espaço de tempo.

Claudia enfatiza ainda que o treinamento de direção defensiva é indicado tanto para condutores profissionais de frota - como caminhoneiros, por exemplo -, para colaboradores que utilizam veículos da empresa - vendedores, equipe de trade marketing -   e para evitar os acidentes de trajeto, na ida ou volta do trabalho.

2 – Tenha um comportamento preventivo

Claudia de Moraes enfatiza que não cabe somente a equipe de gestão de frotas realizar a gestão de riscos nas estradas. Para ela, é fundamental que cada condutor faça a sua parte para antecipar e prever as eventualidades durante o trânsito e possíveis problemas com os veículos. “É imprescindível tomar atitudes prudentes e fazer revisões periódicas”, alerta.

Leia Também

3 – Tenha uma conduta ética e respeitosa no trânsito

As atitudes definem a forma como as pessoas se relacionam. Por isso, respeite as leis. O respeito à elas é fundamental para manter uma rotina ética e respeitosa. Evite dar “jeitinhos” e colocar em risco a sua vida e a dos outros. Seja íntegro e transmita confiança para todos que trabalham com você.

4 – Mantenha a distância adequada

É preciso cuidado e se dar conta do perigo que é andar colado ao veículo à frente. Mantenha uma certa distância do veículo à frente para fazer manobras, desvios e até realizar uma freada brusca com segurança, em uma emergência. Use o bom senso, olhe os retrovisores com frequência e respeite a velocidade.

5 – Conheça as políticas de segurança da empresa

 O Código Brasileiro de Trânsito é o principal guia para dirigir com segurança, mas, além dele, é recomendável estar por dentro das regras de segurança da empresa em que atua.

As políticas corporativas são pensadas para atender as necessidades especificas do negócio. As mais comuns incluem evitar danos ao veículo, diminuir custos operacionais e reforçam ainda mais a própria segurança dos condutores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!