Entre as novidades da nova CNH está o padrão que passará a ser aceito em aeroportos brasileiros
Divulgação
Entre as novidades da nova CNH está o padrão que passará a ser aceito em aeroportos brasileiros

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida a partir desta quarta-feira (1º). Entre as mudanças, será possível o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, de acordo com informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) .


Além disso, o novo documento passa a ter um código internacional utilizado nos passaportes, que permite aos motoristas embarcarem em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Outra novidade da nova CNH fica por conta da nova tinta fluorescente empregada , que brilha no escuro, na respectiva impressão. Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento.

A nova CNH também vai trazer uma tabela para identificar quais veículos que o motorista está autorizado a guiar, além de dados sobre o exercício de atividade remunerada e possíveis restrições médicas.

Não houve mudanças em relação aos prazos de validade da nova CNH . Continuam valendo dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.

Vale lembrar que a substituição será gradativa, portanto só renovada no momento que da renovação ou emissão da segunda via do documento e terá um QR Code  que poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

A renovação da CNH pode ser feita de forma online no Detran.SP ( detran.sp.gov.br ),  Poupatempo  ( poupatempo.sp.gov.br ) ou pelo app deste, lembrando que a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário.

Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

O valor da taxa de emissão do documento é de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!