Grupo que fez o comboio da eletromobilidade entre Jundiaí (SP) e Teresópolis (RJ)
Divulgação/Abravei - 30.04.2017
Grupo que fez o comboio da eletromobilidade entre Jundiaí (SP) e Teresópolis (RJ)

Fala Galera, beleza???

Fiquei muito feliz com a publicação do primeiro texto da coluna e com a repercussão . Se você não leu ainda, vale a pena dar uma conferida e entender o porquê digo que a Mobilidade Elétrica é um caminho sem volta. Escrevo aqui como usuário de carro elétrico e embaixador da marca Tupinambá , que, em parceria com o iG, criou um grande projeto de conteúdo para disseminar a cultura da mobilidade elétrica no Brasil .

Mas hoje quero falar sobre os primeiros malucos que abraçaram a Mobilidade Elétrica no Brasil . Quero falar sobre a ABRAVEi (Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores). Quem são? Onde vivem? Como carregam seus carros?

A ABRAVEi começou exatamente no dia 1º de maio de 2017 com o encontro de alguns proprietários de BMW i3 e Mitsubishi Outlander PHEV no Graal 56 da Rodovia do Bandeirantes, em Jundiaí (SP), com o objetivo de viajar em caravana até Teresópolis (RJ), cidade que recebe a sede da Associação.

Desde o princípio, a ABRAVEi tem como objetivo apoiar projetos que fomentem o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica no Brasil de forma que traga a visão e as dores dos usuários de veículos elétrico s. A Mobilidade Elétrica precisa ser construída para atender os usuários. Então, nada mais justo do que ouvi-los.

Tanto que hoje a ABRAVEi é participante direta de diversos projetos e discussões como PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica), ALAMOS (Asociacion Latinoamericana de Movilidad Sostenible) e GEVA (Global EV Alliance). Dificilmente alguma empresa que queira atuar na Mobilidade Elétrica deixará de conversar com a ABRAVEi. Inclusive, a maioria das principais empresas de mobilidade elétrica possuem pelo menos um associado em seu time.

Considerando a importância da experiência do usuário para desenvolvimento de produtos e serviços que serão voltados exatamente para esses primeiros adeptos e recém-convertidos para Mobilidade Elétrica, a Tupinambá Energia possui não apenas um, mas três membros da ABRAVEi em sua escalação.

Ouvir o cliente e entender as suas dores é fundamental para o desenvolvimento da melhor experiência . Quer ter sucesso? Aqui na Tupinambá não colocamos o usuário no final do processo, mas no início de tudo.

Ok, então a ABRAVEi é mais um daqueles clubes ou Associações que muito se fala e pouco faz pelo usuário? Pelo contrário, caro leitor… o maior patrimônio da ABRAVEi são exatamente os usuários de veículos elétricos

Os associados usam um grupo de WhatsApp para ter mais agilidade na hora de atender a um pedido de socorro ou uma dúvida. Muitos são os pedidos, maiores ainda o número de pessoas prontas para auxiliar um “irmão de tomada”.

Para se ter ideia da força de mobilização, a Associação já conseguiu criar grupos de compra coletiva direto da fábrica para pneu do BMW i3 , doações de carregadores para instalação em locais estratégicos e até mudanças de projetos de veículos elétricos trazidos para o Brasil.

Participantes da primeira carreata da Abravei
Divulgação/Abravei - 30.04.2017
Participantes da primeira carreata da Abravei

Associei-me a ABRAVEi assim que recebi meu querido Chapolin Colorado ( JAC iEV40 vermelhinho). Hoje, como diretor da associação, tenho todos como grandes amigos mesmo sem conhecer pessoalmente a maioria deles.

Mas quem são esses malucos que decidiram comprar um carro elétrico antes mesmo de existir uma rede de carregamento no Brasil? Na Associação temos de tudo: arquitetos, empresários, professores, enfermeiros, engenheiros (muitos, por sinal), motoristas de App.

Pessoas tão diferentes com um objetivo em comum: ajudar o Brasil a acertar o passo na adoção em massa da Mobilidade Elétrica, seja discutindo planos e regulamentações ou orientando um novo usuário sobre como iniciar uma carga.

Considerando a importância de constante inovação, recentemente a ABRAVEi recebeu seus primeiros associados da micromobilidade . Não é o tamanho, velocidade ou autonomia que definem o melhor veículo, mas a praticidade e eficiência no dia a dia de cada um. Enquanto para alguns uma SUV com mais de 500 km de autonomia é essencial, para outros um monociclo é mais que o suficiente para sua rotina do dia a dia. 

Eu por exemplo, tenho à minha disposição um patinete elétrico que permite completar meu trajeto enquanto deixo meu carro carregando em algum estacionamento próximo ao destino.

Isso é a ABRAVEi, um grupo de malucos que pensam fora da caixinha para ajudar o Brasil a desenvolver um sistema de mobilidade mais limpo, eficiente e, por que não, mais apaixonante.

Estamos desbravando o Brasil para que você, meu caro leitor, possa migrar do motor a combustão para um veículo elétrico . Pode vir, o futuro é nosso. Venha para essa nova forma de se mover também.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!