A Renault acaba de lançar a nova Oroch 2023, com visual atualizado, mas que traz como principal destaque os aprimoramentos na estrutura e no conjunto mecânico. Passa a ser vendida em três novas versões: PRO (R$ 105.800), Intense (R$ 111.300) e Outsider (R$ 137.100).
As duas primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com câmbio manual de seis marchas, enquanto a topo de gama Outside r estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster (170 cv e 27,5 kgfm) e transmissão CVT de 8 marchas. Todas as versões também são equipadas com pneus verdes de uso misto.
Outra tecnologia pensada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. O sistema garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano, segundo a fabricante. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo.
Com essa combinação, a versão de topo vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h, conforme a fabricante. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, os números passam para 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
A grande novidade das versões PRO e Intense, é a nova caixa manual , de seis marchas, combinada ao motor 1.6 SCe. Com um melhor escalonamento de marchas, a Oroch 1.6 teve ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5s para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h. Segundo a Renault , o motor traz uma redução de até 1,8% no consumo, se comparado com o modelo anterior.
Para ajudar no transporte de carga na picape , existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
A suspensão traseira independente do tipo multilink garante maior conforto, menor nível de ruído e boa estabilidade. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.
A dianteira da picape da Renault ganhou nova grade frontal e pára-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina. As novas linhas também ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.
O modelo recebeu ainda novas barras de teto , que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider.
Leia Também
Leia Também
Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.
A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto. Por fim, a Oroch também recebe uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.
Interior da Oroch muda bastante
Por dentro, o modelo chega completamente novo, com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade . Já o painel, traz novo desenho e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos ao centro, com fácil acesso.
A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores. O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
As versões Intense e Outsider também trazem uma grande novidade que é a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
As versões Intense e Outsider da Oroch também recebem os retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A versão Outsider, por sua vez, vem com ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e iluminação externa por tempo limitado, ao sair do carro.
Migrando para os itens de segurança , é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), freios ABS, Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle.
Além dessa tecnologia, passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo em condição de carga máxima. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI).