Kawasaki Concept J: modelo vem com sistema capaz de mover estrutura da moto nas curvas
Divulgação
Kawasaki Concept J: modelo vem com sistema capaz de mover estrutura da moto nas curvas

Qualquer pessoa que dirigiu um veículo de três rodas inclinável como a Yamaha Niken ou a Piaggio MP3 provavelmente já tenha se questionado sobre uma tecnologia semelhante que poderia ser aplicada em uma superbike.

Pois foi isso que os engenheiros da Kawasaki fizeram o protótipo da imagem acima. Há quase uma década de desenvolvimento, o Concept J apareceu ao público pela primeira vez em 2013, quando foi revelado durante o Salão de Tóquio (Japão).

Uma das curiosidades da moto é a maneira de pilotar, muito inusitada. Com um guidão para cada mão e duas rodas dianteiras acompanhando o movimento das manoplas. Conta com garfo dianteiro inclinável ficando em uma posição mais baixa por meio do modo ‘Sport Mode’ , ou mais alta, ‘Confort Mode’. Dessa forma, é possível que o piloto fique mais ereto e confortável.

A J Concept possui motor elétrico alimentado por uma bateria de alta capacidade de níquel e hidreto metálico Gigacell e foi projetada em 3D especialmente para a exposição japonesa. Os faróis de LED são integrados em volta dos pneus.

O modelo arrancou suspiros dos visitantes não só pela beleza e esportividade da moto futurista , mas como pela tecnologia embarcada, incluindo energia elétrica, uma posição de condução que muda de forma e o layout de três rodas com dois braços oscilantes dianteiros de um lado e guidões incomuns que se movem em harmonia com as rodas.

Dessa maneira, quando dobrada em um dos lados, a barra conectada à roda interna sobe e a que está fixada na parte externa a roda se move para baixo - e tem sido objeto de uma série de pedidos de patente da Kawasaki desde que o Concept J fez sua estreia.

Há uma boa chance de que a Concept J seja vista até o final deste ano em um dos eventos europeus de shows de motocicleta, já que no Salão Automóvel de Tóquio de 2021  foi cancelado devido à pandemia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!