Mais um lançamento virtual. Não, não é uma crítica nem uma reclamação, já que devemos agradecer à tecnologia da informação pela possibilidade de ver, em primeira mão, mesmo que distante, a nova motocicleta que está sendo apresentada mundialmente, ao mesmo tempo que em nosso mercado.
A nova Kawasaki ZX-10R Ninja chega como modelo 2022 e traz consigo algumas melhorias já testadas e aprovadas nas unidades de competição, que participam do Campeonato Mundial de Superbike. É o caso do motor, que, mantendo a cilindrada de 998 cm3, adequou-se às exigências do Euro 5 e ainda manteve a potência de 203 cv (chegando a 213 cv, com o Ram Air). Para melhorar ainda mais o desempenho em pistas, a nova Ninja tem novo radiador de óleo, de circuito independente, e relação secundária ligeiramente mais curta, para retomada de velocidade mais rápida em saída de curvas.
De acordo com o fabricante, o novo sistema de refrigeração, em vez de direcionar o líquido para o radiador de óleo e de volta para o motor, o óleo é encaminhado do cárter inferior esquerdo para o radiador de óleo, onde é resfriado e, em seguida, devolvido para o lado direito. Isso permite uma refrigeração mais eficiente, contribuindo para maior desempenho do motor em todas as rotações. O novo acelerador eletrônico eliminou cabos e reduziu o trabalho de manutenção.
Na parte ciclística, atualizações na geometria do chassi twin-spar de alumínio resultou, além da maior estabilidade, em um aumento de 10 mm na distância entre-eixos. A suspensão dianteira teve o coeficiente de mola alterado para torná-la mais macia, ao contrário da traseira que ficou mais firme.
Quanto à estética, as formas radicais de uma superesportiva como a Kawasaki ZX-10R Ninja sempre confundem, às vezes não parecendo que a motocicleta está de cara nova. Mas a nova Ninja realmente ficou bastante diferente, com novos componentes projetados de acordo com estudos aerodinâmicos. Isso com o objetivo de tornar a motocicleta mais confortável em altas velocidades. A ergonomia também mudou, com as posições de banco, guidão e pedaleiras mais altas, assim como a bolha do para-brisa.
A nova carenagem alterou a entrada de ar do sistema Ram Air e os novos winglets em torno dos faróis ajudam a manter a roda dianteira no chão em acelerações muito fortes. As novas entradas de ar direcionam o fluxo para os radiadores. Os faróis de leds são novos, assim como os indicadores de direção nos retrovisores e os piscas traseiros.
O sistema eletrônico da ZX-10R recebeu atualizações que tornaram mais fácil de se definir o controle de tração (S-KTRC) e a entrega de potência (Power Mode) ideais para cada tipo de situação encontrado pelo caminho. Isso graças às melhorias do sistema de Modos de Pilotagem, que, por meio de um botão ao lado do punho esquerdo, o condutor pode escolher entre três configurações pré-determinadas (Esportiva, Estrada e Chuva) ou ainda quatro configurações manuais (Rider 1-4), previamente definidas. Além disso, o S-KTRC (Sport-Kawasaki TRaction Control) recebeu atualizações nos modos 4 e 5, o que tornou a condução mais ‘amigável’ e facilitou a aceleração durante as curvas e nas saídas de curva.
O painel de instrumentos com tela de 4,3 polegadas também é novo e integra agora o sistema Rideology, que o conecta a um smartphone. Todas as novidades da Kawasaki ZX-10R Ninja 2022 foram mostradas na live pela internet, ainda nesta semana. Depois de acompanhar passo a passo, logicamente esperamos poder pilotar a máquina o mais breve possível.
A Nova Ninja estará disponível na rede da marca ainda este mês, com o preço de lançamento de R$ 97.990, na cor preta. Nas cores e grafismos do KRT – Kawasaki Racing Team –, há um acréscimo de R$ 2.000 no valor final.