O primeiro modelo completamente elétrico da Caoa Chery no Brasil, o iCar, chegou com a premissa de ser o elétrico mais em conta do país, mas desde seu lançamento, em junho, já sofreu dois aumentos no preço.
Entretanto, no primeiro mês de vendas regulares, o subcompacto elétrico já emplacou 102 unidades e liderou o segmento de veículos movidos por energia elétrica.
Na parcial dos 15 primeiros dias de setembro, foram mais 165 unidades emplacadas, aumentando suas chances de ser o líder de vendas novamente, e chegando a quase 300 unidades emplacadas em menos de dois meses de vendas para o público geral.
Para comparação, esses números se aproximam das 478 unidades que o Jac E-JS1 , um concorrente direto do iCar , vendeu no acumulado de janeiro a agosto.
O iCar possui capacidade para apenas quatro ocupantes e um motor elétrico de 45 kW (61 cv) de potência e 15,3 kgfm de torque, e baterias de 30 kWh. A proposta do modelo é ser um veículo urbano , por isso seu tamanho compacto, são 3,20m de comprimento, 2,15m de entre-eixos e 1,67m de largura.
No caso dos carros elétricos, o peso é sempre importante, e o iCar conta com peças plásticas no lugar da tradicional “lataria”, mas tem sua estrutura feita de alumínio, o que garante rigidez e segurança necessária.
Com autonomia máxima de 282 km declaradas pela fabricante, o modelo leva 11 horas para realizar uma recarga completa em um carregador portátil. Em carregadores do tipo Wallbox, o tempo cai para 5 horas, e em estações rápidas, leva apenas 36 minutos.
Atualmente, o iCar é comercializado por R$ 149.990, tendo aumentado R$10 mil desde seu lançamento, em junho deste ano. E atualmente é o segundo veículo 100% elétrico mais em conta do Brasil, atrás apenas do Kwid E-Tech , que chegou as lojas neste mês.