A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) vai desenvolver em 2021 um novo programa para expansão da eletrificação em seus modelos no Brasil. Trata-se do projeto e-Mobility. Para isso, a companhia anunciou nessa sexta a sua primeira parceira para a estratégia no país, a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil , subsidiária da companhia de propriedade do governo italiano.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Além do lançamento de novos produtos no Brasil, com o Jeep Compass 4Xe , Jeep Renegade híbridos e o 100% elétrico Fiat 500, a FCA planeja investimentos na infraestrutura necessária para este tipo de tecnologia. A ideia é trabalhar em soluções para carregamento fácil, conectividade e segurança para simplificar a vida dos clientes que optam por dirigir um veículo eletrificado.
“O e-Mobility vai muito além de carros elétricos, é um projeto que consiste em diversos fatores. Tudo isso com um único objetivo: promover a mobilidade sustentável, sendo esta uma das principais prioridades da FCA. A indústria automobilística se remodela com soluções sustentáveis, mas sempre buscando atender a melhor experiência possível de um cliente durante o seu deslocamento”, destaca o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa .
Brasil
O Brasil é um dos primeiros países a receber o projeto e-Mobility e o único fora do continente europeu. O trabalho envolve estratégias específicas para o mercado brasileiro, com mais de 65 funcionários da FCA pensando nisso há mais de um ano.
LEIA TAMBÉM:
Mercado de carros elétricos terá até 200 mil unidades vendidas por ano em 2030
Primeiras impressões: Audi e-tron Sportback oferece estilo e performance 100% elétrica
Top 12 carros da Nissan que mostram a evolução dos carros elétricos
Quer experimentar um carro elétrico? Agora você pode alugar um Nissan Leaf por R$ 200
Volvo inaugura primeiro estacionamento para elétricos do Brasil
Novo Fiat 500 elétrico começa a ser vendido na Europa; carro está confirmado para o Brasil
Chevrolet Bolt EV é o carro elétrico mais vendido no Brasil
“O diferencial do e-Mobility é oferecer uma solução integrada. Estamos criando um novo conceito de interação dos usuários dentro da mobilidade e o veículo é peça importante deste processo.
É fundamental entendermos o carro como uma plataforma, muito além do meio de transporte, mas também a forma de conectar diferentes soluções que irão melhorar significativamente a experiência do consumidor. E para isso, precisamos estar próximos de parceiros que se identifiquem com o nosso propósito, assim como a Enel X ”, ressalta o diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva, Breno Kamei.
Parceria com a Enel X
No Brasil, a assinatura do memorando de entendimento com a Enel X permitirá a atuação de ambas as companhias em várias áreas de cooperação em função da mobilidade elétrica inteligente. Uma das primeiras iniciativas da parceria é o ingresso da FCA no projeto Urban Futurability ®. Idealizado pela Enel Distribuição São Paulo, trata-se do mais completo projeto de transformação digital liderado por uma empresa de energia elétrica na América do Sul.
Com investimento de R$ 125 milhões, financiado com recursos do Programa de P&D da Aneel, o Urban Futurability
tem mais de 40 iniciativas de digitalização e inteligência artificial para gestão da rede de energia no conceito de cidades inteligentes. Entre elas, uma réplica tridimensional da rede elétrica da Vila Olímpia e a instalação de cerca de 5 mil sensores que coletam dados sobre as condições da rede e seu entorno.
LEIA TAMBÉM
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos
O post Carros elétricos e híbridos: FCA lança estratégia e-Mobility para expandir eletrificação no Brasil apareceu primeiro em Carro Esporte Clube .