Pode extrair até 60% das emissões de pneus no laboratório, mas apenas cerca de 20% em condições reais.
Divulgação - The Tyre Collective
Pode extrair até 60% das emissões de pneus no laboratório, mas apenas cerca de 20% em condições reais.

Os carros elétricos têm sido a principal aposta mundial da indústria para oferecer maior economia de energia e menor poluição. No entanto, mesmo tendo zero emissão, ainda assim emitem resíduos nocivos através de seus pneus.

Os pneus dos veículos em geral em movimento soltam pequenas partículas quando em movimento e como todos sabemos a borracha e outros compostos tóxicos dos pneus “moídos” espalham pela atmosfera, mas uma empresa promete acabar com isso.

O mérito é da startup de Londres, Tyre Collective, que desenvolveu um dispositivo chamado “caixa” que se encaixa após a roda. É basicamente um “pote catador” de emissões dos pneus que através de placas eletrostáticas atraem o pó da borracha que se soltam do pneu e ficam pelo asfalto.

O equipamento que ainda não tem nome pode extrair até 60% das emissões de pneus no laboratório, mas apenas cerca de 20% em condições reais. A startup está atualmente testando protótipos em algumas vans de entrega em Londres para aumentar a taxa de coleta de partículas.

Só para comparar, um veículo elétrico produz 20% mais emissões de pneus do que os carros a combustão,ou seja, 88 miligramas por quilômetro contra cerca de 77 miligramas por quilômetro, devido ao seu tamanho maior, maior peso e maior torque.

A Tyre Collective planeja colocar seu dispositivo de coleta de partículas em frotas comerciais e municipais. Os dispositivos seriam então esvaziados em intervalos de manutenção e as partículas poderiam ser usadas para fazer novos pneus ou outros produtos de borracha .

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