Volkswagen Gen.Travel não possui volante e servirá como modelo de frota
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Gen.Travel não possui volante e servirá como modelo de frota

O Grupo Volkswagen já pensa em veículos autônomos, e o recém revelado Gen.Travel, é o mais recente esboço sobre o futuro dos automóveis, onde as conduções serão autônomas.

Ao contrário do que outros projetos de veículos autônomos , esse não tem um volante que será “escondido” quando o motorista opte pela condução autônoma. O modelo será exclusivamente autônomo.

A carroceria tem elementos de minivan e parece ser composta de dois elementos, o corpo do veículo e uma redoma envidraçada, e portas no estilo asa-de-gaivota, o que dá um visual bem futurista para o conceito.

O Gen.Travel foi concebido para fazer parte de um serviço de mobilidade sob demanda. A Volkswagen o classifica como um IEV (Innovation Experience Vehicle) o que na tradução significa veículo de experiência inovadora.

A ideia é criar um veículo alternativo para realizar viagens de distâncias curtas e médias, substituindo o avião em alguns casos.

Tendo viagens como função principal, o Gen.Travel conta com suspensão ativa batizada de eABC (electric Active Body Control), que calcula os movimentos do veículo nas acelerações e curvas e prevê a rolagem da carroceria.

Segundo a Volkswagen , a inteligência artificial dos carros do futuro além de conduzir o veículo com auxílio de radares e sensores, irá comunicar-se com outros veículos, para ser o mais eficiente possível.

Além disso, a marca alemã vê um futuro em uma frota de carros autônomos que iria aproveitar ao máximo a autonomia elétrica, dirigindo da forma mais eficiente possível ao comunicar-se com os outros veículos.

Os assentos podem ser configurados na posição horizontal, o que permite que até dois passageiros durmam durante a viagem, ou então, os quatro bancos podem ser virados para o centro do veículo , permitindo uma conversa ou reunião entre os ocupantes.

A Volkswagen não divulgou detalhes relacionados à motorização ou alcance, mas nas imagens é possível ver a rota entre Kessel, na Alemanha e o Lago de Garda, na Itália.

Se essa viagem for realizada sem nenhuma parada, o Gen.Travel tenha cerca de 1000 km de autonomia , já que há cerca de 900 km separando as localizações.

O Gen.Travel é um projeto do Grupo Volkswagen , então não ostenta o logotipo de nenhuma marca, justamente para representar a visão do grupo como um todo.

O modelo será apresentado no dia 24 de setembro, durante o Chantilly Arts & Elegance, nos arredores de Paris (França). Não será um modelo produzido, mas sim um estudo de tecnologias para serem adotadas em todas as fabricantes do grupo no futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!