Attivi irá rodar por 30 dias na cidade fluminense como parte da fase de testes para ser implantado no sistema
Divulgação/Marcopolo
Attivi irá rodar por 30 dias na cidade fluminense como parte da fase de testes para ser implantado no sistema

A fabricante de ônibus Marcopolo se junta com a Enel X e a Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) para iniciar os testes do modelo Attivi, um ônibus 100% elétrico na cidade do litoral fluminense.

Os testes terão duração de 30 dias, e além de fazer parte da estratégia ESG da Marcopolo , farão parte dos estudos da Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) para eletrificar a frota do município.

A iniciativa irá avaliar como o ônibus irá se comportar diante das características geográficas e outras particularidades existentes na região.

O Attivi, conta com estrutura própria, e deverá ter 30 unidades produzidas até o final de 2022 .

“Projetos de eletromobilidade vão além do fornecimento dos ônibus, preveem o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias ”, comenta João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

“Queremos oferecer também ferramentas de telemetri a, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade”, conclui Ledur.

Após o período de testes, o município irá iniciar os processos para licitar a aquisição dos ônibus. O objetivo é que no primeiro semestre de 2023 os ônibus elétricos comecem a operar de maneira regula r em Angra.

O projeto inicial engloba 80% da frota do transporte público, mas a intenção é toda a frota do município se torne elétrica . O ônibus elétrico, equipado com ar-condicionado e internet, tem capacidade para até 80 passageiros e autonomia de 250 km. 

A aquisição dos ônibus é somente uma parte do processo. A Prefeitura irá revitalizar alguns pontos de ônibus, que terão energia solar, Wi-Fi, e painéis com informações sobre as linhas .

Essas iniciativas são parte da transformação digital que ocorre em Angra, que busca impactar de maneira positiva a economia, empregabilidade e sustentabilidade , promovendo benefícios e uma maior qualidade de vida a residentes e visitantes.

A Enel X é outra parceira no projeto, e terá foco no desenvolvimento da cidade para abrigar os ônibus elétricos , e conta com experiência em cidades como Santiago, no Chile e Bogotá, na Colômbia.

“Estamos participando desse importante processo de tornar cidade inteligente. Eletrificar a frota de ônibus é um passo fundamental nessa jornada, e a Enel X vai empregar toda a sua expertise como líder em mobilidade elétrica na América Latina, trazendo benefícios para toda a sociedade”, destaca Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!