A Ferrari
decide mostrar as primeiras imagens oficiais do novo superesportivo GTC4 Lusso
antes da estreia o Salão de Genebra (Suíça), entre os dias 3 e 13 de março. A novidade substitui o modelo FF
e passa a ser o primeiro carro da marca do cavalo empinado a ter quatro rodas motrizes e esterçantes.
Entre as mudanças no visual na comparação com a FF destaca-se o perfil mais baixo da linha da capota, para-choques redesenhados, entradas de ar mais largas e novas lanternas traseiras acompanhadas por difusores de ar triplos.
No interior vem com cockpit dividido em dois e, como opcional, é possível ter uma tela do lado do passageiro da frente que mostra dados como velocidade, rotação do motor, entre outras informações sobre o funcionamento do carro. Além disso, há um volante mais compacto que o da FF
.
Por equanto, a fabricante divulga apenas que o coeficiente de arrasto aerodinâmico melhorou bastante se comparado com o da FF
, mas preferiu deixar os detalhes para a apresentação durante o evento suíço. Entretanto, sabe-se que o motor V12 6.3 agora está mais potente, chegando nos 680 cv ante 651 cv anteriormente, com um torque brutal de 71 kgfm a 5.750 rpm, sendo que 80% dessa força já está disponível a meros 1.750 rpm.
O nome GTC4 Lusso
é uma referência os clássicos da Ferrari
, como o 330 GTC
e o 2+2 GTCGT
, ou ainda ao Berlinetta Lusso
, enquanto que o número 4 representa os quatro assentos disponíveis no interior.
A Ferrari também apefeiçoou a tração nas quatro rodas e, pela primeira vez na história da marca, adotou quatro rodas integradas não apenas ao sistema de direção mas também aos controles eletrônicos do diferencial e dos amortecedores. Isso torna o carro mais ágil em pisos escorregadios.