![Lamborghini Centenario Lamborghini Centenario](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/73/ya/ht/73yahtusjq89z3v81homycws2.jpg)
Em 1958 um cara chamado Ferruccio comprou uma Ferrari mas não ficou 100% satisfeito com o carro. Ele então marcou uma reunião com Enzo Ferrari e levou suas reclamações e sugestões. Diz a lenda que Don Enzo lhe respondeu: “Não esta feliz com a minha Ferrari ? Então vai construir seu próprio carro”. Não se sabe se por vingança ou por orgulho ferido (ou os dois) Ferruccio criou sua empresa e a batizou com seu sobrenome: Lamborghini .
Aproveitando que esse ano Ferruccio Lamborghini completaria 100 anos de idade, a fabrica decidiu fazer uma singela homenagem e construiu 40 carros batizados de Lamborghini Centenario, apresentados hoje no Salão do Automóvel de Genebra, Suiça.
O resumo desta homenagem é brutal. A Centenario possui um motor V12 que produz 770 cavalos que te levam de 0 a 100km/h 2,8 segundos!!! Se você não tirar o pé, vai atingir 350km/h. O preço? R$7.200.000,00 sem contar custos de importação, impostos, licenciamento, etc... Mas não precisa ficar ansioso, todos os 40 Centenario (20 cupês e 20 roadsters) já foram vendidos.
Confira este incrível video da Centenario :
E aqui esta a apresentação oficial do carro, esta semana, no Salão de Genebra:
O carro foi feito com o que há de mais sofisticado em termos de materiais compostos, design e tecnologia. Sua carroceria, com típico visual agressivo da marca, é feita de fibra de carbono deixando o carro muito leve, com apenas 1.520kg. Isso produz uma incrível relação peso potencia de 2kg/cv, ou seja, cada cavalo empurra apenas 2 quilos. Como comparação, o Onix 1.0, carro mais vendido do Brasil, possui uma relação de 12kg/cv.
Essa é a primeira Lamborghini que possui rodas traseiras esterçáveis. Em baixas velocidades elas se movem no sentido oposto ao das dianteiras o que da mais agilidade já que o volante gira menos e o raio de curva é menor. Já em altas velocidade, as rodas traseiras acompanham o movimento do volante gerando um efeito semelhante ao do aumento da distancia entre os eixos o que resulta em maior estabilidade e melhor resposta dinâmica do carro.
A Centenario mantém a tradição da fabrica italiana em produzir carros exclusivos que exploram novos limites de design, tecnologia e performance. O curioso é que devemos agradecer a Ferrari por ter deixado Ferruccio tão furioso que ele decidiu transformar seu sobrenome numa das marcas de carro mais cobiçadas do planeta!
![O painel e o console são duas enormes telas touchscreen que parecem ter sido trazidas das espaçonaves de ataque do filme Star Wars! O painel e o console são duas enormes telas touchscreen que parecem ter sido trazidas das espaçonaves de ataque do filme Star Wars!](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3d/5w/jr/3d5wjrl7jdv83poorb1688iz0.jpg)
![Com carroceria de fibra de carbono, a Centenario pesa apenas 1.520kg! Com carroceria de fibra de carbono, a Centenario pesa apenas 1.520kg!](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5m/eu/d1/5meud1x6hco72btwfsqzmc6gr.jpg)
Você viu?
![Ao contrário da asa de um avião que é desenhada para faze-lo voar, a asa traseira da Centenario é automaticamente levantada em altas velocidades para grudar o carro no chão. Ao contrário da asa de um avião que é desenhada para faze-lo voar, a asa traseira da Centenario é automaticamente levantada em altas velocidades para grudar o carro no chão.](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9f/yu/d0/9fyud0h9t7f7s65r5ryrl66c1.jpg)
![Enormes dutos de entrada de ar dianteiros para ajudar a resfriar o motor Enormes dutos de entrada de ar dianteiros para ajudar a resfriar o motor](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ch/nl/8x/chnl8x67fx8gwtgznm6boebc7.jpg)
![Lanternas traseiras em LED com detalhes da carroceria em amarelo dão um toque de extremo bom gosto na Centenario Lanternas traseiras em LED com detalhes da carroceria em amarelo dão um toque de extremo bom gosto na Centenario](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/41/l5/up/41l5upw5nkm9ahnpav8c80sfx.jpg)