Ford suspende 1,1 mil empregados da fábrica do Ka e EcoSport na Bahia

Com o fim do terceiro turno da planta em Camaçari, metalúrgicos ficarão em layoff por cinco meses

Foto: Divulgação
Fábrica da Ford em Camaçari (BA)

Mais uma fabricante teve que cortar a produção com a retração de mercado. A Ford  irá colocar 1,1 mil metalúrgicos da fábrica em Camaçari (BA) em layoff por cinco meses, consequência da paralização do terceiro turno.

A medida foi aprovada pelo sindicato. O número inicial era de 2 mil funcionários, mas a marca remanejou parte dos trabalhadores para outros turnos e alguns aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). Dessa forma, a quantidade caiu para 1,1 mil.

É do complexo baiano que sai a linha Ka e o utilitário EcoSport . Embora o Ka tenha subido no ranking para o terceiro carro mais vendido no país, as vendas continuam em queda no geral – 5.549 unidades foram emplacadas em fevereiro deste ano, ante 6.440 comercializadas no mesmo mês em 2015. O EcoSport também passa por um momento ruim, não basta a queda nas vendas, ainda tem que enfrentar o Honda HR-V e Jeep Renegade .

A situação não é melhor para outras marcas. A General Motors  dispensou 520 metalúrgicos da fábrica em São José dos Campos (SP) e irá demitir mais 900 do complexo em São Caetano do Sul (SP).

Fonte:  Automotive Business