
Lançada no fim de fevereiro, a linha 2017 do Volkswagen Gol já dá sinais de que o hatch compacto começa a se recuperar no mercado. De acordo com o balanço da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o modelo teve 5.296 unidades vendidas em março, o que é suficiente para ocupar o quarto lugar entre os hatches compactos mais vendidos. Esse segmento é liderado pelo Chevrolet Onix (12.192), seguido por Hyundai HB20 (10.475) e Ford Ka (7.224), o terceiro lugar. No ranking geral, o Gol saltou do décimo lugar, em fevereiro, para sétimo, no mês passado, ainda de acordo com os números da Fenebrave.
O Gol já foi o carro mais vendido do país por 27 anos ininterruptos. Mas, como a própria Volkswagen reconhece, retomar a liderança não será possível em 2016. "O ano de 2015 foi difícil e 2016 não será diferente", afirma David Powels, presidente da marca no Brasil. As mudanças no Gol e Voyage vêm para impedir que eles percam relevância e se afastem demais dos líderes. "Estamos nos preparando para vencer, melhorando nossa imagem e nos reaproximando dos clientes", completou Powels na época do lançamento do modelo.
Enquanto a nova geração não chega, o que está previsto para acontecer entre o fim de 2018 e o início de 2019, o Gol foi renovado com algumas mudanças mecânicas (o que inclui a troca do motor 1.0, de quatro cilindros, pelo mais eficiente, de três) e com foco na conectividade, já que passou a poder vir equipado com novas centrais multimidia e com um engenhoso suporte para celular. Além disso, o carro recebeu discretas mudanças no desenho, o que inclui novos faróis e lanternas. Confira abaixo os dez compactos mais vendidos em março, segundo a Fenabrave.
1- Chevrolet Onix : 12.192
2- Hyundai HB20 : 10.475
3- Ford Ka : 7.224
4- Volkswagen Gol : 5.296
5- Volkswagen Fox : 5.228
6- Renault Sandero : 4.254
7- Fiat Uno : 3.950
8- Volkswagen Up! : 3.791
9- Toyota Etios : 3.580
10- Renault Clio: 2007