A Renault confirma oficialmente que vai fabricar o hatch compacto Kwid na unidade de produção em São José dos Pinhais (PR). Não divulga datas, mas diz que o modelo teve o interior e o exterior desenhados no studio de estilo em São Paulo e que a fábrica paranaense será responsável pela montagem completa do carro.
O Kwid nasceu como um carro global, mas primeiramente voltado para mercados emergentes, principalmente a Índia. Ao contrário de Sandero , Logan e Duster, é um projeto francês, enquanto os outros veículos citados atualmente são da Dacia , braço romeno da Renault . A equipe responsável é toda francesa, embora estejam alocados na Índia. É nele que estreia a plataforma CMF-A, base que será usada nos menores carros da Renault-Nissan .
Na parte mecânica, é certo que o Kwid terá no Brasil o motor 1.0, de três cilindros, do March, que, tem de 77 cv. Rumores falam sobre mais uma versão, com melhor acabamento, conteúdo e o motor 0.8 indiano, com destaque para seu rendimento – testes na Índia marcaram um consumo médio de 25,17 km/l. Como alguns concorrentes oferecem caixa automatizada, como o Volkswagen Up! i-Motion , a chance de um Kwid Easy-R ser oferecido no Brasil cresce consideravelmente.
Outros dois pontos que vêm sendo levantados no Brasil é que os retrovisores do Kwid brasileiro serão diferentes da versão indiana e que o painel também vai ser diferenciado, com desenho mais arrojado e acabamento mais caprichado. Mais detalhes sobre o novo compacto que entrará no lugar Clio deverão aparecer numa data mais próxima do lançamento, previsto para o fim do ano, com apresentação no Salão do Automóvel, em novembro, e vendas a partir do início de 2017.