Sabe aquele carinho fraterno que existe entre os torcedores de futebol brasileiros e argentinos? Pois é, o mesmo tipo amor existe entre os amantes e proprietários de Camaros e Mustangs .
Mas isso não impediu que a Chevrolet e a Ford se unissem no mega projeto de engenharia para produzir uma nova transmissão automática de 10 velocidades para veículos com tração traseira, que troca as marchas mais rapidamente que o já velocíssimo atual cambio de dupla embreagem.
E qual motivo para que dois poderosos arquirrivais se juntem? Um inimigo em comum ainda mais poderoso: a EPA, Agencia de Proteção ao Meio-Ambiente dos Estados Unidos, que esta de olho nas emissões e consumo dos grandes SUVs, picapes e carros esportivos de alta performance. Essa nova geração de câmbio melhora a eficiência do consumo de combustível, já que a maior quantidade de marchas e suas curtas mudanças ajudam o motor a multiplicar seu torque em baixa rotação, movimentando o carro com mais facilidade e consequentemente reduzindo as emissões. Segundo a Chevrolet , as primeiras quatro marchas dessa nova transmissão são trocadas mais rapidamente que o cambio de dupla embreagem PDK da Porsche .
A Chevrolet deve estrear a nova transmissão no Camaro ZL1 2017 e na sequencia instala-la em seus SUVs e picapes em 2018. Já a Ford irá iniciar equipando o F-150 Raptor 2017 , mas não é difícil concluir que o Mustang também receberá o novo cambio, em função de seu enorme sucesso de vendas no competitivo mercado europeu.