Depois que itens como duplo air bag e ABS passaram a ser obrigatórios no Brasil, somado ao Inovar Auto e às normais de emissões mais rigorosas, entre outros fatores, a média de idade dos projetos dos carros vendidos no País tem caído. Hoje em dia o modelo com mais tempo no mercado é o sedã Chevrolet Classic , que apareceu primeiro como Corsa Sedan , no final de 1995 e atualmente é vendido como Classic.
1 - Chevrolet Classic
O GM mais antigo ainda à venda no Brasil chegou a ser oferecido com motores 1.6 (de oito e dezesseis válvulas) para concorrer com modelos como Fiat Prêmio e Volkswagen Voyage . Mas em 2002 passou a se chamar Classic e foi equipado com motor 1.0, de quatro cilindros, que passou por alguns aperfeiçoamentos e continua sendo oferecido até hoje como VHC E. Teve sua última reestilização em 2010 e vem importado da Argentina.
2 - Renault Clio
O Renault Clio vendido no Brasil também chega importado do país vizinho. Está prestes a dar lugar ao Kwid, no fim do ano. Mas a geração vendida no Brasil (a segunda) chegou por aqui em 2002 e recebeu mudanças no desenho em 2012, principalmente ma frente. Mas não fez feio. Sempre esteve entre os modelos mais econômicos vendidos no País e, nos primeiros anos de venda, era o único com duplo air bag do segmento de hatches compactos populares.
3- Fiat Palio Fire
A Fiat ainda vende o Palio Fire como o modelo mais em conta da linha. Mas o carro começou a ser vendido em 2003, com a terceira reestilização do modelo. Tinha motor 1.3 e 1.8, que vinha da GM. Mas desde a linha 2009 é vendido como Palio Fire , com motor 1.0 flex, de 75 cv. Conforme a subida nas vendas do Mobi no mercado poderá deixar de ser fabricado.
4 - Volkswagen Fox
Ok, a Volkswagen fez uma série de mudanças no Fox em meados de 2014. E antes disso o carro recebeu uma nova arquitetura eletrônica, melhorias de acabamento, novas versões, entre outras novidades. Mas a plataforma sempre foi a mesma, a PQ24, também foi usada no Polo e na quarta geração do Golf.
5- Hyundai Tucson
A primeira geração do Hyundai Tucson fez bastante sucesso no Brasil, primeiramente importado da Coréia do Sul, em 2005, para apenas seis anos depois começar a ser montado em Anápolis (GO). Mesmo assim, agora em 2016, já emplacou 6.781 unidades entre janeiro e junho. O principal atrativo é o preço, que parte de R$ 69.990, com motor 2.0 flex de 147 cv e câmbio automático (de quatro marchas). Os únicos opcionais são central multimídia com camera de ré e GPS e bancos revestidos de couro.