Não é de hoje que carros e cinema têm uma estreita relação. É comum aparecerem filmes com cenas de perseguição ou até que giram em torno de um determinado modelo, como é o caso de “Christine- O Carro Assassino” (1983), ou “Gran Torino” (2008). Relembrando os sucessos na telona, selecionamos abaixo cinco carros que são mais lembrados pelo público quando o assunto é a Sétima Arte.
Claro, há filmes em que os carros fazem parte do centro das atenções, como no caso de “Velozes e Furiosos” (2001), ou de “Mad Max- Estrada da Fúria” (2015), com vários modelos em destaque. Mas os que aparecem na lista abaixo são os que se transformaram em ícones dos longas em que roubam as cenas.
1 – Batmóvel
Desde o exemplar fabricado a partir de um Oldsmobile Rocket 88 , que apareceu em 1963, até o carro voador e futurístico que aparece no recém-lançado “Batman vs Superman”, o batmóvel teve várias versões. Mas uma das versões mais marcantes foi o de 1989, em “Batman Returns”.
LEIA MAIS: os 10 carros mais irados dos vilões do cinema
Foi montado sobre a base de um Chevrolet Impala , mas recebeu uma turbina de avião no lugar do motor. O efeito visual da labareda de fogo saindo pela traseira foi marcante na época do lançamento do filme. Pela ficha técnica oficial, o batmóvel a jato acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e pode atingir 530 km/h.
2 – DMC DeLorean
A versão original foi fabricada apenas entre 1981 e 1982, com desenho assinado pelo renomado Giorgetto Giugiaro e com detalhes inusitados, como carroceria de aço inoxidável. Mas apesar do apelo futurístico transmitido pelo filme “De Volta para o Futuro”, o DeLorean tinha uma série de problemas crônicos, como as frágeis articulações das portas e o fraco motor V6, de 130 cv.
Mas já estão querendo ressuscitar o De Lorean , numa versão aperfeiçoada. Se tudo der certo, as primeiras unidades serão entregues em abril de 2017, com uma série de melhorias, e com o aval do departamento de segurança dos Estados Unidos (NHTSA).
3 - Ford Gran Torino
O cupê da Ford foi fabricado entre 1968 e 1976. No filme “Gran Torino”, dirigido e estrelado por Clint Eastwood, o carro fica guardado na garagem a maior parte do tempo, como uma espécie de troféu do personagem, um funcionário aposentado da Ford.
LEIA MAIS: Camaro Bumblebee aparece diferente em novo filme dos transformers
Não é para menos. Além das linhas elegantes da carroceria, o cupê vem com motor V8 7.0 que na versão preparada equipou os carros da NASCAR nos anos 70, categoria do automobilismo correspondente ao Stock Car no Brasil.
4 – Volkswagen Fusca (Herbie)
O simpático carrinho apareceu primeiramente nas telas em 1968. E o sucesso foi tão grande que teve mais outros quatro filmes, sendo o mais recente de 2005. Personagem da Disney, o Herbie vem com as famosas faixas azuis, vermelhas e brancas na carroceria junto com o número 53, uma homenagem ao jogador de baseball Don Drysdale.
Rodas mais largas, teto solar de lona e pneus esportivos são itens que caracterizam um autêntico Herbie , um carro de corrida temperamental nos filmes em que aparece como o personagem principal.
5 – Aston Martin DB5
O lendário cupê inglês se transformou em um ícone do agente segredo James Bond, o 007, desde que surgiu no filme “Goldfinger” (1964). A versão original vem com motor de seis cilindros em linha, de 4.0 litros e 282 cavalos, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, feito pela renomada marca alemã ZF.
LEIA MAIS: Conheça Cipher, a personagem e Charlize Theron em "Velozes e Furiosos 8"
Entre os truques que instalaram no carro do filme há jatos de óleo e fumaça para despistar quem ousar em perseguir o cupê, metralhadoras escamoteáveis e o famoso banco do passageiro ejetável.