Para quem tem família grande, ter um utilitário esportivo que leva 7 ocupantes é um sonho de consumo, já que os modelos novos disponíveis atualmente no mercado ultrapassam facilmente a barreira dos R$ 100 mil. Mas é possível encontrar um seminovo, em ótimo estado, com cerca de três anos de uso, por um pouco mais de R$ 70 mil.
Na lista abaixo você confere algumas das melhores opções que existem de SUV s seminovos para sete ocupantes. Como são carros feitos para enfrentar até trechos de terra, a maior robustez aumenta as chances de você encontrar um exemplar em boas condições. O que também contribui com isso é o nível de acabamento de melhor qualidade, já que estão no topo da linha das fabricantes.
1 – Chevrolet Trailblazer
Um modelo 2013 do SUV da GM , com motor a gasolina, V6, que rende 239 cv e funciona com câmbio automático de seis marchas pode ser encontrado no mercado de usados por preços que começam em algo em torno de R$ 87 mil. Na versão LTZ, a topo de linha, o carro vem com vários equipamentos, como bancos de couro, ar-condicionado digital, ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, entre ouros itens.
LEIA MAIS: 10 SUVs que serão mostrado no Salão do Automóvel
Porém, nos primeiros modelos de 2013, o sistema multimídia ainda não conta com GPS, apenas Bluetooh. Outro porém é que o consumo é um pouco desanimador. Fica em torno de 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Também é bom lembrar que há comando do tipo “um toque” apenas para o vidro da porta do motorista e o estepe fica fora do carro, na parte de baixo do assoalho do porta-malas, o que aumenta o risco de furto.
2 – Mitsubishi Pajero Dakar
Valente, o SUV da marca japonesa tem boa altura livre do solo (21,5 cm), o que ajuda a enfrentar obstáculos como valetas e lombadas pelo caminho. Um modelo com três anos de uso pode ser encontrado por cerca de R$ 84 mil, com motor 3.5 V6 Flex, que rende 205 cv, acoplado ao câmbio automático de apenas quatro marchas, o que atrapalha tanto no consumo quanto no nível de ruído e no desempenho.
LEIA MAIS: Veja 5 SUVs seminovos por até R$ 45 mil
Pelos números da fabricante, o SUV faz 4,5 km/l na cidade, com apenas etanol no tanque e 6 km/l na estrada, números que não melhoram muito somente com o uso de gasolina. Em compensação, além do bom vão livre, o sistema de tração conta com 4x4 e reduzida, tudo com acionamento por alavanca. Bom também é que o sistema multimídia já conta com GPS embutido. Mas tome cuidado nas curvas porque o carro não conta com controle eletrônico de estabilidade.
3 - Dodge Journey
No caso da versão mais em conta SXT, ano 2014, consegue-se encontrar um bom exemplar do crossover por aproximadamente R$ 72 mil. Vem com motor V6 3.6 Pentastar, de 280 cv e câmbio automático de seis marchas e tração apenas dianteira, ao contrário da topo de linha R/T, com sistema que distribui a força do motor entre os eixos conforme as condições de aderência.
Entretanto, um dos pontos negativos do Journey fica por conta do alto peso, de quase duas toneladas (1.981 kg), o que denuncia a idade do projeto e implica em problemas, como alto consumo e falta de agilidade nas curvas pela grande transferência de peso de um lado para o outro. Mas o carro conta com controle eletrônico de estabilidade e vem bem equipado, o que inclui vários itens de segurança, como airbags laterais, frontais e de cortina.
4 – Toyota SW4
A geração anterior do SUV, na versão básica SR , com motor 2.7 flex, de quatro cilindros e 163 cv, ano 2013, pode ser encontrada nas lojas de seminovos por cerca de R$ 88 mil. O desenho (tanto por fora quanto por dentro) já está ultrapassado, mas não tenha dúvida de que dificilmente terá algum tipo de problema mecânico. Assim como a maioria dos rivais, esse SUV é valente em trechos fora do asfalto e tem bom espaço interno. Mas também gasta combustível (entre 5 km/l e 8 km/l, dependendo da situação e se tem etanol ou gasolina no tanque ).
LEIA MAIS: SUVs compactos crescem 40% no primeiro trimestre de 2016
De acordo com o que dizem os donos do SW4 , o carro não é dos que tem as peças mais em conta do mercado. E isso acaba contribuindo com o valor do seguro, geralmente mais alto que a média. É outro que não conta com controle eletrônico de estabilidade, o que exige cerca cautela nas curvas e nas mudanças buscas de direção.
5 - Hyundai Santa Fe
É o modelo mais caro dos cinco desta lista. Um exemplar 2014, em bom estado, não sai por menos de R$ 135 mil. Mas o carro é praticamente igual do modelo 2016 e vem equipado até os dentes. O motor é V6 3.3, de 270 cv ,com câmbio automático de seis marchas e tração integral. Não é tão valente em trechos de terra quanto o Mitsubishi e o Toyota, mas é um prato cheio para pegar uma estrada.
Além do bom sistema multimídia, com GPS que indica a proximidade de radares de pontos de interesse, além de tela sensível ao toque, o carro tem bancos com ajuste elético revestidos de couro perfurado, controle eletrônicos eletrônicos de tração e estabilidade, volante mulltifuncional, entre outros itens.