Mesmo com a invasão dos SUVs no mercado, os sedãs ainda se mantém entre os segmentos mais procurados. E na lista das novidades que vão ser lançadas até o fim de 2017 estão alguns modelos de três volumes. Portanto, vale a pena ficar atento aos modelos que aparecem na relação abaixo. Todos logo vão mudar de alguma forma, o que irá influeciar no valor da versão que será substituída, ou que ficará sem as alterações que serão adotadas.
LEIA MAIS: Conheça 5 seminovos 1.0 para você evitar na hora da compra
Entre os sedãs que fazem parte do grupo dos que vão mudar está, inclusive, o campeão de vendas do segmento de médios, o Toyota Corolla , que terá novidades no desenho e na lista de equipamentos para continuar com apelo diante dos concorrentes que receberam várias novidades em 2016. Outro destaque fica para o novo sedã da Fiat , que entrará no lugar das versões mais equipadas do Grand Siena e substituirá o Linea .
1 – Toyota Corolla
Espera-se para meados de 2017 a chegada da versão renovada do Corolla , líder absoluto de vendas entre os sedãs médios no Brasil. Até por causa da larga margem de vantagem na comparação com os rivais, a Toyota deve ter decidido adiar as mudanças por aqui. Entre as principais estará a frente mais moderna, com novos faróis e lanternas com LEDs contínuos, grade dianteira com aberturas mais estreitas e que recebeu detalhes cromados.
Como parte das novidades, o sedã ganhará acabamento mais caprichado e nova central multimídia com tela de 4,2 polegadas sensível ao toque com GPS embutido. Vão também melhorar ainda mais o isolamentro acústico, recalibrar a suspensão e tornar a direção um pouco mais precisa. Além disso, em pelo menos uma versão, deverão oferecer controle eletrônico de estabilidade, item de segurança que os principais rivais do Toyota já têm.
2 – Ford Ka +
O sedã compacto vai contiunuar com o mesmo desenho. A mudança será no motor das versões 1.5 que passará a ser o novo Dragon, mais eficiente que o atual. Ainda não se sabe ao certo quando a Ford vai adotar essa mudança, mas apenas que o novo motor, de três cilindros, vai estrear primeiro no SUV EcoSport, no segundo semestre.
LEIA MAIS: Saiba quais são os três SUVs que vão receber mudanças em 2017
A mudança faz parte da renovação da linha de motores da Ford, que deixará de usar a linha Sigma, tanto com 1.5 quanto com 1.6 litro de cilindrada. Entre outros itens, o novo motor terá variadores de fase nas válvulas de admissão de escape, cabeçote e alumínio, entre outros componentes que ajudarão na eficiência energética.
3 – Fiat Linea
O sedã médio entrou na lista dos modelos que a Fiat vai deixar de fabricar como parte da reformulação da linha. No lugar dele entrará o chamado projeto X6S, que corresponde a um sedã que vai substituir também as versões mais equipadas do Grand Siena , que passará a ser oferecido apenas com motor 1.0, como opção mais em conta da linha de sedãs da marca italiana.
O desenho terá como base o do sedã Aegea e vai ser fabricado na Argentina. Para ter apelo diante dos rivais, o carro será equipado com itens como câmbio automático de seis marchas, direção elétrica, sistema stop-start e controle eletrônico de estabilidade, entre outros itens. Poderá ser equipado com motores 1.8 ou 1.3 GSE, dependendo da versão
4 – Honda Accord
A nova geração do sedã de luxo da marca japonesa terá a mesma plataforma dos novos Civic e CR-V. Mas o carro será mostrado apenas em meados do ano, como parte da linha 2018, primeiramente nos Estados Unidos. No Brasil, porém, ainda não há previsão de quando a novidade vai desembarcar. De qualquer forma, as mudanças serão significativas e vão incluir uma boa redução de peso.
LEIA MAIS: Veja 10 carros novos para você fugir por causa da desvalorização
As linhas do sedã também vão ficar bem diferentes do atual, seguindo o estilo adotado nas do protótipo Concept C . Além disso, o interior também será atualizado, o que deverá incluir nova central multimídia e um novo painel com desenho arrojado.
5 – Hyundai Azera
A versão renovada do sedã também estará entre as novidades do Salão de Detroit (EUA), entre que começa no próximo dia 8. O carro recebeu novos detalhes e equipamentos e mantém as mesmas dimensões e fica sem mudancas no conjunto mecânico. Entretanto, ainda não há previsão de quando chegará ao Brasil, de acordo com o que apurou a reportagem de iG Carros.
As alterações no desenho estão principalmente na frente, que ficou com aspecto mais arrojado com novos faróis com LED no lugar de lâmpadas, a grade de formato trapezoidal (que faz parte da nova identidade da marca) e para-choque redesenhado. Ainda entre as novidades, o sedã Azera renovado conta com rodas de aro 19 e, por dentro, novo multimídia com tela de 8 polegadas.