Lançado no Salão de Genebra (Suíça), em março do ano passado, o Audi Q2 , o menor SUV da marca, ainda não apareceu no Brasil. E não vai dar o ar da graça por aqui em 2017, como a fabricante já chegou a anunciar. Também foi dito que havia intenção de fabricá-lo em São José dos Pinhais (PR), uma vez que é feito sobre a mesma plataforma MQB de Golf e Audi A3 Sedan (ambos montados na unidade de produção paranaense), mas essa ideia acabou sendo descartada pelas dificuldades pelas quais passa o mercado brasileiro.
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Logo, a situação do pequeno Q2 no Brasil estava indefinida até agora. Entretanto, ainda existe uma luz no fim do túnel. Pelo o que apurou a reportagem de i G Carros com o diretor de Marketing da Audi do Brasil, Herlander Zola, há chances da marca trazer o pequeno SUV ao País no ano que vem se as vendas como um todo voltarem a crescer e os cenários econômico e politico no País estiverem mais favoráveis.
Se realmente vier, o Q2 terá o papel de brigar com as versões mais caras de SUVs compactos como Honda HR-V , J eep Renegade , Hyundai Creta e companhia, assim como o A3 Sedan faz no terreno dos sedãs médios, brigando com as versões topo de linha de Toyota Corolla , Honda Civic , Chevrolet Cruze , entre outros.
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O pequeno Q2 acaba de começar a ser vendido na Argentina, por preços a partir de US$ 45 mil, o quer equivale a cerca de R$ 143 mil, valor cobrado no Brasil pelo Q3 nacional mais em conta. Mas, no país vizinho, o carro está disponível apenas com motor 1.4 TSI. Para posicionar o Q2 numa faixa de valor abaixo do Q3 , uma solução seria oferecer as versões com motor 1.0 turbo, com injecão direta, que tem feito um excelente papel no Volkswagen Golf e pode repetir no Q2.
Como é o pequeno Audi Q2
O Q2 é compacto. Tem 4,19 metros de comprimento por 1,79 m de largura, 1,51 m de altura e bons 2,6 m de entre-eixos. E o interior tem ambiente bem arejado, com o mínimo de botões possível. Mas a tela do sistema multimídia, que se parece com uma tablet, vem de série em todas as versões. Como opcional, dá para escolher por um modelo escamoteável, com GPS embutido, comandado por voz e com alto nível de conectividade.
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Na lista de equipamentos também se destaca o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (mantém certa distância do carro da frente programada pelo motorista), alerta sobre mudança indevida de faixa, além de sistemas de reconhecimento de placas e que fazem o carro estacionar sozinho, entre os principais itens.
O conjunto mecânico pode incluir seis diferentes motores, capazes de render entre 116 cv e 190 cv. O menor deles tem apenas 1.0 litro de cilindrada e três cilindros. Na transmissão, o câmbio manual de seis marchas é de série, com o automatizado, de sete, e dupla embreagem S-Tronic pago à parte. No caso do 2.0 turbo e nos modelos a diesel, a tração é integral. Nas demais, apenas dianteira.