A Kia chegou a confirmar que a nova geração do modelo vai ser vendida no Brasil no segundo semestre, mas isso dependia do início da fabricação do modelo no México. Pois bem, agora está tudo certo, já que o carro acaba de começar a sair da linha de montagem da marca coreana em Pesquería, Nuevo León. Feito sobre a mesma plataforma do Hyundai HB20 , o novo Rio terá entre os principais concorrentes Ford Fiesta e Peugeot 208 no mercado brasileiro.
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Criado pelo estúdio de design da marca na Alemanha, o hatch ficou mais arrojado, graças à grade “focinho de tigre” mais longa e integrada aos faróis, mais finos e com lâmpadas largas em LED. A fabricante diz que todas as mudanças foram feitas para dar uma impressão de ser um carro grande e espaçoso.
Essa sensação de grandeza vem das novas medidas do Kia Rio . O hatchback mede 4,06 metros de comprimento e 1,72 de largura – são 15 milímetros a mais de comprimento e 5 mm de largura. O entre-eixos cresceu 10 mm, alcançando 2,58 metros. Para comparação, o Hyundai HB20 tem 3,92 m de comprimento, 1,68 m de largura e 2,50 m de entre-eixos, medidas um pouco menores que as o novo Rio.
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Na Europa, o Rio conta com seis motores, passando de 1.1 a 1.4. A atração é o inédito 1.0 T-GDi de três cilindros, que aproveita o turbo para gerar 120 cv e 17,5 kgfm e, ao contrário do 1.0 nacional, conta com injeção direta. Poderá usar o câmbio automático ou manual, sempre de seis marchas. No mercado brasileiro, terá o mesmo motor 1.6 flex, de 128 cv, que equipa a linha HB20.
Demora para chegar ao Brasil
No mundo perfeito da Kia no Brasil, era para o Kia Rio já estar nas lojas. O plano original da fabricante era lançar o modelo para os Jogos Olímpicos, aproveitando a relação entre o nome e o Rio e Janeiro. Não contavam com os problemas causados pela troca de governo na região de Nuevo Léon, que decidiu travar os incentivos que haviam sido prometidos anteriormente. A fábrica atrasou, começando suas operações apenas maio do ano passado.
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O Kia Rio é uma das apostas da Kia do Brasil para aumentar sua participação. Como o modelo virá do México, ficará isento dos 35% de alíquota de importação, ajudando o compacto a ter um preço mais competitivo. Deve chegar às lojas apenas no fim do ano.