Tamanho do texto

Modelo derivado do Kia Rio chega às lojas europeias em 2018. Saiba o que a marca coreana prepara para o SUV baseado no hatch compacto

Com versões hatchback e sedã, o Kia Rio em breve terá uma versão SUV para o mercado europeu
Divulgação/Newspress
Com versões hatchback e sedã, o Kia Rio em breve terá uma versão SUV para o mercado europeu

A Kia parece ter gostado do efeito que o KX3 , seu utilitário esportivo compacto, teve na China. Em uma entrevista para a revista Auto Hoje , o vice-presidente de marketing da Kia Motors Europe, Artur Martins, confirmou que a marca trabalha no desenvolvimento de um SUV baseado na nova geração do Kia Rio. O melhor de tudo é que o executivo disse que a apresentação deve acontecer ainda neste ano, para chegar às lojas em meados de 2018.

LEIA MAIS: Novo Kia Rio, irmão do Hyundai HB20, chega ao Brasil em 2017 

Ainda não há informações de como será esse SUV do Kia Rio . Martins apenas confirmou que será um concorrente do Renault Captur e Nissan Juke na Europa, modelos que tem as mesmas proporções dos SUVs compactos vendidos no Brasil. Rumores anteriores falavam sobre a criação de um crossover com versão híbrida, aproveitando o conjunto utilizado no Niro, com um motor 1.6 combinado a outro elétrico, para gerar 141 cv.

LEIA MAIS:  Kia Cerato vira mexicano e chega ao Brasil a partir de R$ 76.990

Embora o Rio SUV pareça uma boa ideia para o Brasil, dificilmente teremos este modelo por aqui. Isso porque a marca, representada pelo Grupo Gandini, já confirmou que irá trazer o KX3 , SUV de tamanho semelhante que foi desenvolvido em parceria com a fabricante chinesa Dongfeng. Foi prometido para 2017, com motor 1.6, de 125 cv, e 2.0, de 160 cv. Era esperado que fosse produzido na nova fábrica no México.

Esperando o Rio

Enquanto a Kia não investe no KX3 ou confirma se vai esperar o Rio SUV, ficamos com o cronograma original. O próximo lançamento da marca coreana no Brasil será exatamente o Rio, nas versões hatchback e sedã, importadas do México. Deveria ter sido lançado em agosto do ano passado, aproveitando o nome para montar um marketing em cima dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Porém, o atraso no início da produção da fábrica mexicana atrapalhou todos os planos.

LEIA MAIS: Kia revela esportivo de verdade para brigar com Mercedes, Audi, BMW e outros

O Kia Rio é um primo do HB20, por usar a mesma plataforma. É levemente maior, medindo 4,06 metros de comprimento e 2,58 m de entre-eixos, enquanto o compacto da Hyundai tem 3,92 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos. Na Europa tem motores 1.1, 1.4, 1.0 turbo e versões a diesel. Por aqui, deve aproveitar o 1.6 flex de 128 cv usado no HB20, combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.