A Fiat mostra a série limitada Sessantesimo do pequeno 500, que acaba de completar 60 anos de história. O carro vem com vários equipamentos exclusivos para comemorar o aniversário. Serão fabricadas apenas 560 unidades, já que somaram o número 500 (de Cinquecento, o nome do subcompacto) com 60 (a idade que o carrinho está fazendo). Cada uma delas terá uma plaqueta de identificação no console central.
LEIA MAIS: Fiat 500 Cabrio Flex: para guiar de cabeça fresca. Confira a avaliação
Entre as exclusividades da edição especial do 500 está a pintura de três tons (tricolore). A parte de cima da carroceria é bege, um tom pastel. A de baixo é branca e a do meio, acizentada, formando uma combinação que divide opiniões, ainda mais em se tratando da versão Cabrio, com capota de tecido escuro. Para completar o visual nada discreto, as rodas são de aro 16 com logo exclusivo que remete ao número 560.
Também decidiram caprichar no interior, com revestimento de couro tingido de cor clara, o que confere um aspecto mais sofisticado e arejado. Para dar um contraste interessante, os bancos vêm com frisos vermelhos, cor também usada na parte central do painel, que também conta com as divisões superior e inferior emborrachadas. Ainda entre os destaques está a central multimídia com tela de 7 polegadas, sensível ao toque, com GPS e que pode ser conectada facilmente à maioria dos celulares, tanto com sistema Android quanto com iOS.
LEIA MAIS: Fiat aumenta preços e encerra vendas de Barvo, Idea e Linea. Saiba detalhes
A Fiat vai oferecer três opções de motor. Começa com o 1.2, de 69 cv, seguido pelo 0,9 de 85 cv, entre os modelos movidos a gasolina. Há também o 1.3 turbodiesel, com 95 cv de potência. E no sistema de transmissão é possível contar com câmbio manual ou automatizado Dualogic. Os preços ainda não foram divulgados, mas o carro estará disponível apenas no mercado europeu.
Fiat 500 no Brasil
O Fiat 500 ainda faz parte da gama de modelos da marca no Brasil, apesar do estoque nas lojas esteja quase esgotado. De acordo com a fabricante, o carrinho deverá continuar a ser importado do México. No site da fabricante, a versão mais em conta é a Cult, que tem preço sugerido de R$ 56.900, com motor 1.4 flex, de 88 cv com apenas etanol no tanque. Também consta o Cabrio Flex, a partir de R$ 64.900. E o esportivo Abarth, de R$ 94 mil.
LEIA MAIS: Confira as situações mais estranhas que aconteceram no Salão do Automóvel
O pequeno 500 foi lançado no Brasil em 2009 importado da Polônia. Começou a ser vendido apenas com motor 1.4, de 16V e suspensão com ajuste esportivo, o que o não era exatamente adequado ao mercado brasileiro. Então, em 2011, passou a vir do México, com motor 1.4 Flex, cheio de equipamentos, entre os quais controles eletrônicos de tração e estabilidade. Mas a subida da dólar acabou deixando o preço acima do ideal, o que atrapalhou as vendas.