Apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, o Peugeot 3008 foi eleito como o ganhador do prêmio Car of the Year 2017 da Europa. A revelação foi feita em Genebra (Suíça), seguindo a tradição de anunciar o vencedor pouco antes do início da abertura do evento. O SUV está previsto para chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre.
LEIA MAIS: Novo Peugeot 3008 chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2017
O Peugeot 3008 obteve a maior pontuação entre os sete finalistas: Alfa Romeo Giulia, Citroën C3, Mercedes-Benz Classe E, Nissan Micra, Toyota C-HR, Volvo S90/V90 e, claro, o SUV da Peugeot. O júri, composto por 58 jornalistas de 22 países europeus, concedeu 319 pontos para o utilitário francês, 23 a mais do que os 269 do Alfa Romeo Giulia, o segundo colocado. O Mercedes-Benz Classe E fecha o pódio, com 197 pontos.
Vencer o Car of the Year tem um significado especial para a Peugeot. Em 2012, a empresa chegou perto da falência, encerrando a operação de sua fábrica em Aulnay-sous-Bois (França), um dos principais complexos do grupo PSA. Encontrou sua salvação com a venda de 14% das ações para o governo francês e outros 14% para chinesa Dongfeng. Desde então, vem se recuperando aos poucos, a ponto de voltar a lucrar e ter caixa o suficiente para comprar a Opel, braço europeu da General Motors.
LEIA MAIS: Peugeot 2008 Crossway começa a ser vendido a partir de R$ 83.690
3008 no Brasil
Enquanto a Europa aproveita o Peugeot 3008, no Brasil continuamos na espera pelo novo modelo.A marca mostrou o SUV no Salão do Automóvel e o prometeu para o primeiro semestre deste ano, ainda sem confirmar uma data. O carro já tem um site especial, para cadastrar os interessados. A previsão é que seja lançado mais para o final do semestre.
LEIA MAIS: Peugeot 208 GT é a fonte da juventude. Acompanhe a avaliação
Será uma aposta importante para a marca francesa. O novo Peugeot 3008 tem muito pouco do anterior, abandonando o polêmico visual de minivan, para adotar uma carroceria muito mais alinhada ao padrão dos SUVs. Usa a nova plataforma EMP2, mais leve e rígida. Como acontece com todos os carros da fabricante no Brasil, será disponibilizado com o motor 1.6 THP de 165 cv, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Os primeiros clientes receberão também um patinete elétrico, que pode ser recarregado no porta-malas do veículo.