Há anos os carros eram divididos em dois grupos: os de rua e os supercarros, aqueles esportivos que tinham um desempenho tão absurdo que não poderiam ser comparados com os outros automóveis. Nos últimos tempos, vimos o surgimento dos hipercarros, ainda mais velozes e exclusivos, normalmente de produção limitada e que são tão rápidos que precisavam ser diferenciados dos outros modelos.
LEIA MAIS: Emerson Fittipaldi e Pininfarina revelam supercarro de 600 cv. Saiba mais
Começou com o McLaren F1 e o conceito do Ford GT90. Como o GT90 nunca foi produzido, o F1 ficou com o título e ainda é considerado um dos melhores esportivos já fabricados, por seu desempenho ímpar para um carro lançado em 1992. Durante 7 anos, foi o mais rápido do mundo, quando usaram o protótipo XP5 sem o limitador de giros para alcançar 372 km/h. Só perdeu o título em 2005, para o Bugatti Veyron 16.4. Desde então, muitos outros supercarros surgiram para tentar alcançar o mesmo status de lenda. Confira os 10 mais absurdos da atualidade:
1 - Aston Martin Valkyrie
Tudo bem, ele que nem foi lançado ainda. Mas é por um bom motivo. O Aston Martin Valkyrie é o que acontece quando combinamos a mecânica da marca inglesa com os conhecimentos de design e aerodinâmica de Adrian Newey, o chefe técnico da Red Bull Racing de Fórmula 1. Previsto para 2018, a Aston promete que será o carro mais rápido do mundo a poder andar nas ruas.
Terá motor 6.5 V12 aspirado, feito pela Cosworth, e que gera 1.000 cv, combinado a um sistema KERS semelhante ao da Fórmula 1, oferecendo uma potência a mais por um motor elétrico abastecido pela energia recuperada das frenagens. Promete ser mais rápido do que o Bugatti Chiron pois irá pesar 1.000 kg, para ter uma relação peso/potência de 1:1.
2 - Bugatti Chiron
Durante anos, o Bugatti Veyron foi dono do recorde de carro mais rápido do mundo segundo o Guinness World Records. Seu sucessor, o Chiron, quer repetir o feito. Apresentado no Salão de Genebra (Suíça), em março deste ano, foi levado ao limite pela fabricante. Ainda utiliza o motor 8.0 W16 quadriturbo, só que agora configurado para gerar 1.500 cv e 163,1 kgfm de torque. Os dados da fabricante dizem que Chiron acelera de 0 a 97 km/h em menos de 2,5 segundos e alcança os 420 km/h limitados eletronicamente. Sem o limite, acreditam que deve chegar a absurdos 463 km/h. Uma acelerada até o limite é o suficiente para acabar com os pneus.
3 - Ferrari LaFerrari
A Ferrari também apostou nos hipercarros quando criou a LaFerrari. Como o próprio nome diz, é “A Ferrari”, o modelo mais potente já desenvolvido pela fabricante de Maranello. Combina o motor 6.3 V12 aspirado de 800 cv com o elétrico que gera mais 163 cv com o toque de um botão. Os engenheiros da marca dizem que passa dos 439 km/h, o limite eletrônico imposto sobre o esportivo, e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Para chegar a 300 km/h, leva apenas 15 segundos. Quando testaram na pista de Fiorano, fez 1:19.70, o menor tempo entre os carros de rua.
LEIA MAIS: Ultima Evolution é o supercarro que faz de 0 a 100 km/h em insanos 2,3 segundos
4 - Hennessey Venom GT
No mundo perfeito da Hennessey, o Venom GT seria o carro mais rápido do mundo. É um esportivo monstruoso, capaz de atingir os 435,31 km/h, como foi testado pela própria fabricante. Só que o Guinness World Records tem suas regras, que determinam que um veículo só pode ser considerado de produção se tiver mais de 30 unidades fabricadas e o teste de velocidade deve ser feito dirigindo nas duas direções da pista. Como o Venom GT não cumpriu nenhum dos requisitos, fica com o recorde não oficial.
5 - Koenigsegg Regera
Nada humilde, o melhor carro da Koenigsegg é o Regera, cujo nome é o verbo sueco “reinar”. Foi criado para ser o suprassumo de uma marca especializada em criar hipercarros. É o mais prático, o mais luxuoso e o mais rápido. É equipado com um conjunto híbrido, formado por um motor 5.0 V8 biturbo de 1.115 cv, com mais 710 cv fornecidos por três unidades elétricas. É tão rápido que acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e leva 20 s para chegar a 410 km/h, próximo da velocidade máxima de 410 km/h (limitada eletronicamente).
6 - Lamborghini Huracán Performante
A Lamborghini pode até ter algum outro carro mais rápido, mas o Huracán LP 640-4 Performante é o mais importante por ter se tornado o mais rápido a completar uma volta na lendária pista de Nürburgring Nordschliefe (Alemanha), Levou 6:52.01 para percorrer os 22,8 km do circuito. É equipado com o 5.2 V10 de 640 cv e 61,3 kgfm de torque, usados para mover um chassi feito de alumínio forjado e fibra de carbono. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e tem velocidade máxima limitada em 325 km/h.
Além disso, conta com o sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva, alterando sua aerodinâmica para melhorar sua aceleração, gerando 750% mais força aerodinâmica do que o Huracán tradicional.
7 - McLaren P1
O sucessor do F1, o McLaren P1 é outro monstro, que faz frente ao LaFerrari em desempenho. Com seu motor 3.8, V8, biturbo, de 737 cv, e outro elétrico, de 179 cv, o esportivo conta com 917 cv no total, o suficiente para que acelere de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tenha velocidade máxima limitada em 351 – pode chegar 401 km/h, sem o limitador. Como foi criado para ter apenas 375 unidades produzidas, ele já saiu de linha – se você for bilionário e quiser um, ainda pode encontrar à venda.
8- Pagani Huayra BC
Assim como a Koenigsegg, a Pagani se especializou em criar carros muito velozes. Seu melhor modelo é a versão BC do Huayra, que deixa o esportivo ainda mais extremo – BC vem de Benny Caiola, amigo de Horacio Pagani e que foi o primeiro a comprar um veículo da marca. Suas 20 unidades são bem exclusivas e justificam facilmente o preço com o motor 6.0, V12, biturbo, feito pela Mercedes-AMG. Produz 800 cv, suficientes para que acelere até 100 km/h em 2,7 segundos e alcance os 370 km/h, graças a sua leveza (pesa apenas 1.218 kg).
9 - Porsche 918 Spyder
Quando a Porsche disse que faria um hipercarro, muitos ficaram bem ansiosos para ver o que os alemães trariam ao mundo. O 918 Spyder é o resultado. Conta com 887 cv, potência que vem da soma de dois motores elétricos e um 4.6 V8 a combustão, sendo suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Uma das tecnologias aplicadas no esportivo é o esterçamento das quatro rodas. Em uma curva, as rodas dianteiras movem-se de maneira convencional, enquanto as traseiras apontam para o lado contrário, eliminando qualquer efeito de subesterço e entregando ainda mais agilidade ao esportivo. Teve 918 unidades produzidas e todas já foram vendidas em todo o mundo, o que inclui apenas três no Brasil.
LEIA MAIS: Ferrari convoca Vettel para mostrar como se pilota um supercarro. Veja vídeo
10 - W Motors Lykan HyperSport
Enquanto ainda estava em desenvolvimento, o Lykan HyperSport seria um daqueles hiperesportivos que apenas os entusiastas iriam ouvir falar. Até que veio o contrato para aparecer no Velozes e Furiosos 7 e o esportivo libanês ganhou o mundo. Equipado com o motor 3.7 biturbo, boxer, feito pela RUF (preparadora de Porsches), é até modesto, com 780 cv e atingindo os 100 km/h em 2,8 segundos.
O que impressiona é o nível de requinte. Os faróis têm pedras preciosas no acabamento (rubis, diamantes, diamantes amarelos ou safiras, pela escolha do cliente), costura dourada nos assentos e mostrador holográfico controlado por movimentos. Em 2013, foi considerado o terceiro supercarro mais caro do mundo, atrás da edição limitada Lamborghini Veneno e do conceito Maybach Exelero.