Com o lançamento próximo do hatch Argo, a Fiat resolve mostrar um video teaser que revela algumas linhas do novo modelo que deverá ser lançado no fim do mês e começará a chegar às lojas no início de junho. O carro terá o porte de um Renault Sandero e terá versões 1.0, 1.3 e o 1.8 E.torQ, com as mesmas evoluções adotadas no que equipa o Jeep Renegade e a picape Fiat Toro, mas um pouco menos potente, de acordo com o site Autos Segredos.

LEIA MAIS: Fiat Argo sofre grave acidente em Minas Gerais, ainda camuflado, antes da estreia

Ainda conforme a publicação, o 1.8 do Argo terá 132 cv, ante 139 cv da Toro e do Renegade quando houver apenas etanol no tanque. Com gasolina, a potência máxima cai para 130 cv, contra 132 cv dos utilitários da FCA. A   Fiat deve ter optado pelo menor rendimento por causa da questão do consumo, que é importante para um hatch desse segmento.

undefined
Reprodução/Ferd

Foto mostra detalhes do painel do novo hatch compacto da Fiat, com itens vindos da Toro

Além disso, conforme o Autos Segredos, o torque máximo de 19 kgfm aparece apenas em altos 4.500 rpm, o que deverá exigir manter o ponteiro do contagiros em um patamar acima do ideal para conseguir boa agilidade. De qualquer forma, isso precisa ser confirmado quando tivermos as primeiras impressões ao dirigir.

Bom mesmo é que o 1.8 poderá ser acoplado ao câmbio automático de seis marchas, também vindo da dupla Toro e Renegade, mas com ajustes adotados especialmente para o Argo. E que o motor recebeu itens bem-vindos como coletor de admissão variável, partida a frio sem tanque auxiliar, sistema Stop&Start, alternador e bomba de combustível que funciona sob demanda para redução de consumo e lubrificação por óleo de baixa viscosidade.

LEIA MAIS: Fiat Argo será o novo hatch que vai substituir Bravo, Punto e versões do Palio

No caso das versões 1.3, a potência maxima ficará nos 101 cv, com 13,7 kgfm de torque com gasolina e 109 cv e 14,2 kgfm a 3.500 rpm, mesmos números que aparecem no Uno, do qual também o Argo vai herdar os câmbios manual de cinco marchas e automatizado GSR. A terceira opção será o 1.0, de três cilindros, que rende entre 72 e 77 cv, dependendo da proporção de etanol e gasolina no tanque.

Será o hatch da virada da Fiat?

Projeção do Fiat Argo
Reprodução/Trazione Posteriore
Projeção do Fiat Argo

A chegada do Argo simboliza um momento crucial para a Fiat no Brasil. Trata-se de uma aposta importante para tentar recuperar o espaço perdido pela marca ultimamente. No acumulado de janeiro a março, a marca ficou apenas na quinta colocação no ranking geral, considerando apenas automóveis, sem os comerciais leves.

LEIA MAIS: Fiat Strada adia projeto da nova picape Strada, que terá apenas retoques visuais

Para ter um modelo com boa relação entre custo e benefício, a Fiat decidiu manter alguns traços do Tipo vendido na Europa, mas com uma base bem mais simples e um conjunto mecânico menos sofisticado. Resta saber se o novo modelo terá apelo suficiente para bater fortes rivais que vêm por aí, o que inclui a nova geração do Volkswagen Polo, o Ford Fiesta renovado e Peugeot 208.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!