Hyundai interrompe importação do hatch médio i30 no Brasil

Nova geração do modelo ainda está sem previsão de chegar ao País. Baixas vendas no segmento adia decisão do importador oficial do modelo

Hyundai i30
Foto: Divulgação
Hyundai i30

A Hyundai interrompe a importação do hatch médio i30, modelo que chegou a ser líder de vendas do segmento, há sete anos, antes da invasão dos utilitários esportivos no mercado. O modelo atual não é mais encontrado nas lojas da fabricante e, pelo o que apurou a reportagem de iG Carros, não há previsão de quando a nova geração do modelo chegará ao País,  lembrando que foi apresentada em setembro do ano passado.

LEIA MAIS: Hyundai testa no Brasil modelo menor que o HB20. Saiba mais detalhes

Com a forte queda nas vendas de hatches médios, segmento que atualmente representa apenas 1,28% das vendas no acumulado do ano, de acordo com os números da Fenabrave (Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos), somada às vendas em queda de importados e do provável fim do chamado “Super IPI”, a partir de 2018, se o novo Hyundai i30 vier ao Brasil, isso não deverá acontecer antes do início do ano que vem.

A versão do i30 que deixou de ser importada vinha com motor 1.8, de 150 cv, movido apenas a gasolina com câmbio automático de seis marchas, o que dava desempenho apenas razoável ao carro, que também sofreu com a forte concorrência de Volkswagen Golf e Ford Focus, ambos com conjuntos mais bem acertados e mais de acordo com o perfil do comprador de um hatch médio hoje em dia.

Como é o novo i30

No lugar do 1.8, aspirado, o novo hatch médio da Hyundai vem com o 1.4, turbo, de 140 cv, com injeção direta de combustível. A transmissão pode ser a manual, de seis marchas, ou a automatizada de sete e dupla embreagem. Mexeram em toda a estrutura para equilibrar a capacidade do i30 de oferecer desempenho e conforto. Usa 53% de aço de alta-resistência, o dobro do que era usado na geração passada. Com isso, a rigidez aumentou 22%.

LEIA MAIS: Hyundai Creta mostra mais o lado esportivo que o utilitário. Confira avaliação

O desenho do novo i30 mudou pouco, mas aproveitaram para deixar o hatch crescer, agora medindo 4,34 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 2,65 m de entre-eixos e 1,45 m de altura. Pesa 10 kg a mais do que o anterior, alcançando os 1.316 kg na versão menos equipada. O porta-malas mede 395 litros, ou 1.301 litros com os bancos rebatidos. 

Do lado de dentro há uma cabine que tenta ser mais minimalista. Os botões são pequenos, para dar o máximo de espaço possível sem apelar para colocar todas as opções na central multimídia. Falando nela, a tela sensível ao toque foi posicionada acima da saída de ar, para diminuir o quanto o motorista tem que mover os olhos para observá-la. No painel de instrumentos, há uma pequena tela no centro para o computador de bordo, cercado pelo conta-giros e velocímetro, ambos analógicos. 

LEIA MAIS:  Hyundai trabalha em picape média para o mercado global. Saiba detalhes