![Tom Tjaarda, ao volante do Fiat 124 Spider, um dos modelos que desenhou ao longo da sua carreira de designer Tom Tjaarda, ao volante do Fiat 124 Spider, um dos modelos que desenhou ao longo da sua carreira de designer](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e9/f6/5x/e9f65xkjupcqnfnw592bf0760.jpg)
Morre um dos designers de carros mais importantes que se tem notícia, Tom Tjaarda, criador do Ford Maverick e de uma série de outros modelos de sucesso, como o Fiat 124, o De Tomaso Pantera e o Ferrari 365 California. Vítima de câncer, ele faleceu no último dia 1° de junho, em Turim (Itália). Até os últimos dias de vida trabalhou no ambiente automotivo, como jurado de concursos de design.
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Nascido em Detroit (EUA), Tjaarda era filho do pai do Lincoln Zephyr. E começou sua carreira depois de se tornar arquiteto, quando começou a trabalhar na Carrozzeria Ghia, na Itália, em 1958. Um dos primeiros carros que desenhou (bem antes do Ford Maverick) foi o Innocenti 950, compacto bem leve que tinha, inclusive, versão Spider (roadster).
Três anos depois, Tjaarda passou a fazer parte do time de designers do renomado studio Pininfarina. E logo foi responsável por projetos de carros de sucesso, como o Fiat 124 Spider, outro roadster típico dos anos 60, feito para concorrer com os tradicionais modelos ingleses da MG, Triumph, Austin Healey, entre outras marcas.
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Mas foi quando voltou para o studio Ghia, em 1968 é que Tjarda desenhou modelos da Ford, como o Maverick e a primeira geração do Fiesta. Depois disso, em 1984, Tom criou sua própria empresa, a Tjarda Design, que existe até os dias atuais.
Um breve histórico sobre o Maverick
![Ford Maverick GT, versão esportiva do cupê cujas linhas foram criadas pelo designer americano Tom Tjaarda Ford Maverick GT, versão esportiva do cupê cujas linhas foram criadas pelo designer americano Tom Tjaarda](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d4/yd/1q/d4yd1qopl3l9h2w56ugpnopt1.jpg)
Quando foi lançado no Brasil, em junho de 1973, o cupê Maverick não chamou muita atenção. Era um cupê, com aspecto sofisticado, que não caiu no gosto do brasileiro logo de cara. Foi preciso passar alguns anos para que o carro passasse a ser mais valorizado por aqui, principalmente na versão esportiva GT, com motor V8 de 197 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atingir 180 km/h, pelo o que diz a ficha técnica da fabricante.
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Depois que virou clássico, o Maverick GT se valorizou. Atualmente, um exemplar totalmente original, impecável, com detalhes como as entradas de ar no capô, rodas cromadas com sobrearo, faixas na pintura e faróis auxiliares embutidos na carroceria, pode chegar a valer mais de R$ 100 mil para os colecionadores. No interior do carro, são apreciados itens como os bancos revestidos de couro e o volante de três raios, que deixa à mostra o contagiros instalado bem no meio da coluna de direção.