Morre um dos designers de carros mais importantes que se tem notícia, Tom Tjaarda, criador do Ford Maverick e de uma série de outros modelos de sucesso, como o Fiat 124, o De Tomaso Pantera e o Ferrari 365 California. Vítima de câncer, ele faleceu no último dia 1° de junho, em Turim (Itália). Até os últimos dias de vida trabalhou no ambiente automotivo, como jurado de concursos de design.
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Nascido em Detroit (EUA), Tjaarda era filho do pai do Lincoln Zephyr. E começou sua carreira depois de se tornar arquiteto, quando começou a trabalhar na Carrozzeria Ghia, na Itália, em 1958. Um dos primeiros carros que desenhou (bem antes do Ford Maverick) foi o Innocenti 950, compacto bem leve que tinha, inclusive, versão Spider (roadster).
Três anos depois, Tjaarda passou a fazer parte do time de designers do renomado studio Pininfarina. E logo foi responsável por projetos de carros de sucesso, como o Fiat 124 Spider, outro roadster típico dos anos 60, feito para concorrer com os tradicionais modelos ingleses da MG, Triumph, Austin Healey, entre outras marcas.
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Mas foi quando voltou para o studio Ghia, em 1968 é que Tjarda desenhou modelos da Ford, como o Maverick e a primeira geração do Fiesta. Depois disso, em 1984, Tom criou sua própria empresa, a Tjarda Design, que existe até os dias atuais.
Um breve histórico sobre o Maverick
Quando foi lançado no Brasil, em junho de 1973, o cupê Maverick não chamou muita atenção. Era um cupê, com aspecto sofisticado, que não caiu no gosto do brasileiro logo de cara. Foi preciso passar alguns anos para que o carro passasse a ser mais valorizado por aqui, principalmente na versão esportiva GT, com motor V8 de 197 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atingir 180 km/h, pelo o que diz a ficha técnica da fabricante.
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Depois que virou clássico, o Maverick GT se valorizou. Atualmente, um exemplar totalmente original, impecável, com detalhes como as entradas de ar no capô, rodas cromadas com sobrearo, faixas na pintura e faróis auxiliares embutidos na carroceria, pode chegar a valer mais de R$ 100 mil para os colecionadores. No interior do carro, são apreciados itens como os bancos revestidos de couro e o volante de três raios, que deixa à mostra o contagiros instalado bem no meio da coluna de direção.