A Volkswagen decide manter a atual geração do VW Tiguan em linha mesmo depois de lançar a nova, conhecida com o sobrenome AllSpace e com opção de sete lugares. O modelo mais antigo passará a ter a nomenclatura Limited e será oferecido como uma opção mais em conta na linha de SUVs da marca que vai continuar crescendo nos próximos anos com a chegada de novos modelos como o T-Roc e o T-Cross, o primeiro com base no Golf e o outro no Polo. Este último, aliás, será vendido no Brasil a partir de outubro e vai dar origem a uma nova família de modelos que terá um sedã, um utilitário esportivo compacto e uma picape maior que a Saveiro.
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De acordo com o gerente de produto da Volkswagen da América, Jeff Ng, disse ao site Automotive News, o segmento de SUVs é bem amplo atualmente e existe um público que espera por preço, tamanho e conteúdos diferentes do que oferecemos na nova geração do VW Tiguan , o Allspace. Não será a primeira vez que a marca alemã adota essa estratégia, uma vez que já fez o mesmo com outros modelos como Golf e Jetta, vendidos em duas gerações diferentes no Canadá. Para diferenciar uma da outra, a fabricante acrescentou o nome City em ambos os modelos.
No Brasil, no início de 2018
A nova geração do Tiguan está prevista para estrear no mercado brasileiro no início do ano que vem. Poderá ser comprada com sete lugares, com dois bancos opcionais como terceira fileira de assentos. O carro é fabricado sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf. Na comparação com o SUV atual, o novo tem 47 centímetros a mais, sendo que, apenas de entre-eixos, houve 11 cm de acréscimo. Com isso, o que não falta é espaço, já que o porta-malas pode levar até 750 litros de bagagem, um aumento de 57%.
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Outra diferença do novo Tiguan fica por conta do conjunto mecânico, que tem motor 2.0, de 184 cv e 30,5 kgfm de toque ante o 1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm do Tiguan da geração anterior. Além disso, o nível de sofisticação do novo modelo será bem maior, com itens como de sistemas que detectam iminência de colisão dianteira, sistema de frenagem autônoma com monitor de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo (que até para nos semáforos), monitor de ponto cego com alerta de tráfego traseiro, assistente de permanência em faixa e sistema de frenagem automática pós-colisão.
Nova geração de estilo
E o desenho do novo Tiguan segue a nova identidade visual da Volkswagen, com com a grade integrada aos faróis. As luzes são equipadas com lâmpadas de LED. Tem o mesmo estilo que o Atlas, modelo inédito da marca e que ocupará a posição de maior SUV do portfólio. Na traseira, temos faróis em um formato diferente, mais largos do que os usados no Golf. Por ser mais longo para ter a terceira fileira de bancos, tem um aspecto de Golf Variant elevado.
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A cabine do VW Tiguan é bem familiar, com as mesmas linhas usadas em todos os carros da Volkswagen lançados desde o Golf. Até o volante é o mesmo. Destaque para o painel de instrumentos, formado por uma tela digital personalizável, adaptação da tecnologia que estreou no Audi TT e passou a ser usada em modelos da Volkswagen, como Passat e Golf.