Segundo o estudo Retrato da Segurança Viária no Brasil, divulgado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, motociclistas representam 37% das mortes e 56% dos feridos em acidentes no Brasil. Com a necessidade de melhorar o cenário, profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveram uma série de testes, a fim de atestar a qualidade e o desempenho de coletes e jaquetas com airbags para amortecer quedas e impactos.
LEIA: Desvalorização: Veja as motos que menos depreciam do Brasil
De acordo com Gabriele Paula de Oliveira, pesquisadora do laboratório, o IPT realiza testes de tração no cabo que prende a jaqueta ou colete à moto. A função é acionar o gatilho que insufla as bolsas de airbag quando a pessoa é ejetada da motocicleta. Por conta disso, o Instituto também avalia a qualidade e desempenho do tecido e a resistência à abrasão. Este último, segundo a pesquisadora, é para a testar o comportamento em contato com o asfalto.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda não estabeleceu a obrigatoriedade do uso de jaquetas e coletes com airbags, e, também por essa razão, o número de fabricantes é escasso. Para o IPT, um dos objetivos do projeto é criar parâmetros para que tanto empresas quanto órgãos regulatórios possam produzir ou exigir itens com qualidade e alto desempenho no mercado, a fim de garantir a segurança do usuário.
LEIA MAIS: Moto mais rápida do mundo, equipada com motor V8 de 500 cv, vai a leilão
O Instituto também estuda a instalação de câmeras nos coletes para atestar esclarecimento dos fatos, auxílio rápido em caso de acidentes e também para monitoramento e gestão. Para Alessandro Santiago, pesquisador da Seção de Automação do IPT, é possível implementar a nova tecnologia, mas seria necessário driblar o custo elevado. “Nessa parte do projeto, testamos alguns equipamentos, como câmeras e baterias. A ideia era que o colete tivesse uma autonomia de carga de oito a doze horas, e fosse recarregável”, diz o executivo.
Outros airbags fora do comum
Coletes e jaquetas podem parecer lugares pouco usuais para encontrar airbags, mas o mundo já caminha para o momento em que as bolsas de ar também se farão presentes fora do habitáculo dos carros. Em 2013, a Volvo lançou o V40 no Brasil com uma bolsa do ar que se abre no capô para minimizar o choque com o carro.
E mais curioso ainda: em 2011 a loja Amazon registrou patente de um airbag para segurança de equipamentos eletrônicos, principalmente smartphones. A ideia é que o sistema fosse protegido por um sistema capaz de inflar pequenas bolsas ao detectar quedas. Até a Honda se aventurou na ideia, mostrando o conceito de uma capinha protetora capaz de acionar o dispositivo no Japão.
LEIA MAIS: BMW mostra como serão as motos do futuro. Saiba mais detalhes