A GM anuncia que a versão 2018 do hatchback Chevrolet Cruze Sport6 chega às concessionárias com novos equipamentos. A partir de agora, o modelo passa a integrar ajuste de altura dos faróis e repetidor de seta nos retrovisores externos. Tudo de série, como no sedã.
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Ainda comparando o hatch ao sedã, o Chevrolet Cruze Sport6 possui acerto exclusivo de suspensão e direção. A GM também equipa todas as versões com o eficiente 1.4 turbo flex com injeção direta de 153 cv de potência. A transmissão é automática de seis velocidades.
O pacote de série do Cruze Sport6 também inclui revestimento de couro, assistente de partida em rampa, airbags frontais e laterais, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, auxiliar de partida em rampas, computador de bordo e sistema start-stop. A versão topo de linha, LTZ, aparece com airbags de cortina, luz de condução diurna com acentuação em LED, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisores com rebatimento e GPS. Alertas de ponto cego e colisão frontal, e alerta de permanência na faixa completam o conjunto de segurança.
Além de integrar sistema MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, o Cruze Sport6 traz o serviço concierge OnStar. O motorista pode contactar emergência, alternativas de navegação e até diagnósticos sobre o veículo. O Chevrolet Cruze Sport6 LT parte de R$ 92.990, e pode chegar aos R$ 117.490 na versão mais completa.
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Por um fio
Os sedãs médios resistem com bravura à recente invasão dos SUVs. Os hatches, por outro lado, estão acompanhando o caminho das peruas e vêm sumindo do mercado. Dê uma olhada nos opções de hatches médios que já foram oferecidos no Brasil e tente lembrar da grande variedade que já tivemos. Hoje em dia, apenas Ford Focus, Volkswagen Golf e o Cruze Sport6 são os únicos que ainda conseguem algum destaque. O Hyundai i30 desapareceu das concessionárias sem o brilho que tinha em sua primeira geração, Citroën C4 Hatch deu adeus em 2012 sem deixar substituto. E mais recentemente, o Bravo teve sua produção encerrada. O desatualizado Peugeot 308 está disponível em apenas duas configurações, e vende menos que o concorrente premium Audi A3 hatch, que sobrevive com dificuldades.
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O arranjo da preferência do brasileiro mostra que há uma mudança de gosto no consumidor, que hoje compra carro pela tendência. Afinal, é possível levar um Volkswagen Golf Highline com um pacote completinho pelo mesmo preço de um HR-V Touring (o primeiro custa R$ 100 mil, enquanto o utilitário da Honda sai por R$ 105.900). Apesar do preço do Volkswagen não colaborar - ainda mais colocando tanto dinheiro em um carro menor - ele é bem mais completo que o HR-V em sua versão topo de linha. E o acabamento é de fazer inveja à abundância de plástico duro do utilitário da Honda.
A lista de hatches médios disponíveis nas concessionárias caiu pela metade desde o fim da última década. Se antes podiamos escolher por 8 modelos: Golf, Focus, Vectra, C4, i30, Bravo, 307 e Impreza, hoje temos que nos contentar com metade disso: Chevrolet Cruze Sport 6, Ford Focus, Volkswagen Golf e Peugeot 308.