O Jeep Compass é a nova menina-dos-olhos do Grupo Fiat-Chrysler no Brasil. O segundo modelo da Jeep fabricado em Goiana (PE) figura entre os SUV mais vendidos do País e no acululado dos oito primeiros meses do ano está em segundo lugar, com 30.349 unidades vendidas. Fica à frente de modelos mais em conta, como o Hyundai Creta e até o irmão Renegade. Respeitável, não? E a boa fama do Jeep aparece em seu custo benefício, como você verá nos parágrafos seguintes. Para a ocasião, escolhemos a versão Limited equipada com motor turbodiesel e tração 4x4, a última antes da topo de linha Trailhawk, e que vem com a mesma parte mecânica.
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O primeiro tópico que realmente chama atenção no Jeep Compass é sua genética aventureira. Ele ignora o design que a maioria dos SUVs de sua categoria estão seguindo, cada vez mais elegantes e urbanos. O Compass quer mostrar, desde a primeira vista, que não é apenas um utilitário esportivo para passear no shopping. Para quem curte enfrentar trilhas, o carro pode ser a compra certa. Evidentemente, ele não abusa tanto de linhas retas como o irmão Renegade, mas compensa no estilo com uma bela carroceria cheia de adereços aventureiros.
E essa característica se repete na cabine, onde a Jeep preserva seu DNA ligado aos trechos off-road sem perder o requinte de um SUV urbano. Acabamento macio ao toque reveste não apenas o painel, mas também as portas, algo que está se tornando cada vez mais raro por aqui. O Audi Q3, por exemplo, peca nesse sentido. Há boa variedade de materiais, com arremates que imitam aço escovado e costuras de couro. Ao centro, uma grande central multimídia de 8,4 polegadas que tem vários recursos, mas poderia ter funcionamento mais rápido. O jeito é recorrer ao bom recurso Apple CarPlay, ou Android Auto.
Entretanto, se você gosta de qualidade sonora, o Compass surpreende. O sistema é feito pela Beats, e proporciona graves vigorosos e agudos cristalinos. Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança andarem com extremo conforto, e o bom porta-malas de 410 litros mostra que a Jeep aprendeu com os erros cometidos no Renegade.
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O motor 2.0 turbodiesel rende 170 cv e bons 35,7 kgfm de torque, garantindo boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Uma delicada pincelada no acelerador, e o Jeep começa a mostrar que tem fôlego. Além disso, o câmbio automático de 9 marchas mantém sempre baixas rotações, o que acaba contribuindo com o menor nível de ruído e com a economia de combustível.
Trilha certa
O Jeep Compass é um SUV com mais de 1.700 kg. Mas o 2.0 turbodiesel não parece se importar, deixando a dirigibilidade muito agradável. Se abaixar os vidros, vai escutar a turbina soprando para ajudar as retomadas e acelerações, o que garante ultrapassagens seguras. O Compass pode não ser esportivo, mas é bem divertido de acelerar sem deixar a questão da economia de lado.
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De acordo com o Inmetro, o Compass Diesel equipado com transmissão automática de nove marchas faz 9,4 km/l na cidade, e 11,8 km/l em estrada. Assim, pelo menos teoricamente, em trecho rodoviário, o carro consegue ter uma aiutonomia de cerca de 680 quilômetros, considerando o tanque de 60 litros. Bom também é que, a suspensão consegue absorver bem as irregularidades do piso. E garante uma viagem tranquila pela estrada de terra a caminho do sítio.
Se você colocar a versão Limited com motorização diesel ao lado do modelo Trailhawk, perceberá pouquíssimas diferenças. A Jeep preparou dois body kits exclusivos para quem optar pela versão 2.0 flex, ou o bom motor turbodiesel. É claro que as versões quase não se diferenciam no preço, pois o Jeep Compass Limited 4x4 Diesel custa R$ 157.990, enquanto o modelo preparado para a trilha sai por R$ 160.640. Portanto, se você não se importar em levar engate dianteiro, ponteiras de escapamento customizadas e a insígnia do falcão das trilhas na tampa do porta-malas, vá de Limited 4x4. Você ainda irá economizar mais que R$ 2 mil que podem fazer a diferença na hora de pagar o seguro.
Ficha Técnica
Preço: R$ 157.990
Você viu?
Motor: 2.0, quatro cilindros, diesel
Potência: 170 cv a 3 500 rpm
Torque: 35,7 kgfm
Transmissão: Automática, nove marchas, tração 4x4
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas
Pneus: 225/55 R18
Dimensões: comprimento (4,41 m), largura (1,81 m), altura (1,65 m), entre-eixos (4,41 m).
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 410 litros
Consumo: 9,4 km/l na cidade, e 11,8 km/l em estrada
0 a 100 km/h: 10 segundos
Vel. máxima: 192 km/h