Blindado com base na Silverado substituirá veículo militar icônico nos EUA

Veículo da Oshkosh com base na picape da Chevrolet entra no lugar do icônico Humvee no exército americano. Saiba mais detalhes sobre a mudança

Oshkosh JLTV, com base na Chevrolet Silverado e AM General Humvee: fim de uma era entre os veículos militares nos Estados Unidos
Foto: Reprodução
Oshkosh JLTV, com base na Chevrolet Silverado e AM General Humvee: fim de uma era entre os veículos militares nos Estados Unidos

Se você é um entusiasta de veículos militares, com certeza conhece o AM General Humvee. Utilizado pelo serviço militar americano desde o fim dos anos 70, o jipão será descontinuado e substituído por uma nova versão com base na Chevrolet Silverado - digamos, a irmã maior da nossa S10 no mercado americano . O modelo, entretanto, é desenvolvido pela fabricante de veículos táticos Oshkosh Defense sob o nome JLTV (Joint Light Tactical Vehicle). O Humvee continuará sendo utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos nos bastidores até 2050. As autoridades garantem que a substituição traz melhorias importantes para a logística militar.

LEIA MAIS: Chevrolet Colorado é o veículo militar mais silencioso do mundo

O Humvee foi desenvolvido com motor 6.2 V8 aspirado, com 150 cv, potência transmitida ao câmbio automático de apenas três marchas.  Em relação ao modelo anterior, o Ford M151, o Humvee trouxe mais tecnologia, substituindo um motor 2.3, de apenas 71 cv. Desde que o Humvee começou a ser utilizado pelo exército, ganhou diversas melhorias em sua mecânica, como um 6.5 V8 de 190 cv. para empurrar suas quase 6 toneladas. Tanto o Humvee quanto o Oshkosh JLTV, baseado na Chevrolet Silverado são capazes de subir aclives de até 60 graus e atravessar até 76 cm de água sem qualquer dificuldade.

Foto: Divulgação
Oshkosh JLTV é bem mais moderno e eficiente que o Humvee que sai de cena nos Estados Unidos

E isso só foi possível graças ao trabalho de engenharia feito pela AM General, que instalou suspensão independente e eixo refeito para garantir que a melhor distância do solo possível. Toda a parte mecânica do Humvee, incluindo os freios, foram acoplados dentro da cabine, tornando-a um tanto quanto robusta. De acordo com a AM General, isso foi feito para atender as necessidades militares.

O objetivo do JLTV é diferente de seu antecessor. Enquanto o Humvee tinha o objetivo de ir a qualquer lugar possível, a Silverado será bem mais rápida. Mas você está enganado se estiver pensando que a picape da Chevrolet é menos esperta no off-road. A suspensão independente double-wishbone com ajustes eletrônicos a gás não deixam mentir.

No Brasil

Foto: Divulgação
Agrale Marruá: pode ser vendido ao público com preço sugerido de R$ 170 mil na versão de entrada

Você sabia que o Brasil produz um jipão com proporções militares? E o melhor, ele pode ser seu a partir de R$ 170 mil! O Agrale Marruá veio para quem está em busca de um robusto 4x4 para uso fora de estrada, com DNA militar. De acordo com a marca, o utilitário foi desenvolvido para trabalhos que exigem robustez, desempenho e disponibilidade em qualquer tipo de terreno.

LEIA MAIS:  Os dez nomes de carro mais ridículos de todos os tempos

A Agrale disponibiliza dez versões do Marruá. Entre elas, picape de cabine simples e dupla, chassi,  jipe, ambulância, controle de operações e caminhão. Cada modelo possui características únicas, das quais se destacam o amplo curso na suspensão e a resistência do conjunto. Não espere qualquer conforto e ergonomia, pois o Marruá é prático em seu objetivo. Ir do ponto A ou ponto B da maneira mais eficiente possível.

LEIA MAIS: Carro voador está mais próximo do que você pode imaginar

Entre outros veículos militares emblemáticos produzidos no Brasil estão os blindados Cascavel e Urutu. O primeiro é um veículo de reconhecimento, e o segundo pode levar tropas, assim como o JLTV com base na Chevrolet Silverado. Já o modelo Jararaca não foi utilizado pelas tropas brasileiras. Era produzido pela Engesa, apenas para exportação. O blindado Ogum foi feito em pequena escala, sob encomenda de Saddam Hussein, para transportar tropas com mais eficiência.