Uma das coisas mais legais do mundo automotivo é acompanhar a briga acirrada que as fabricantes travam entre seus modelos de alto desempenho. E realmente não há limites para a liberdade de criação, uma vez que o público desse tipo de supercarros pouco se importa com o quanto vai ter que desembolsar para ter uma na garagem. É quase como se as marcas jogassem tudo para o alto enquanto se perguntam “o quão rápido nós conseguimos ir?”.

LEIA MAIS: Com 1.180 cv de potência, Ariel Hipercar é o supercarro mais rápido do mundo

A partir disso, a reportagem do iG Carros atualiza a lista dos dez supercarros mais velozes do mundo, mas com algumas regrinhas básicas. Primeiro, apenas carros de produção homologados para as ruas serão considerados, não contando versões especiais ou preparações de fábrica. Segundo, acompanhando o padrão de todas as listas que fazemos, consideramos um carro por marca para deixar a briga mais justa e interessante.

10° - Audi R8 V10 Plus - 329 km/h

Audi R8 V10 Plus
Divulgação
Audi R8 V10 Plus

O carro mais insano feito pela marca das quatro argolas entrega 610 cv, potência extraída de um V10, de 5.2 litros de cilindrada, que também marca presença no Lamborghini Huracán. Vale lembrar que os modelos compartilham apenas o motor central, portanto, o comportamento dinâmico acaba sendo bem diferente dos modelos com motor dianteiro ou traseiro.

LEIA MAIS: Levamos o Audi R8 V10 Plus para a pista em um dia de chuva

Essa configuração permite que o Audi R8 acelere até os 329 km/h em linha reta, sendo mais rápido que o Lamborghini Huracán . Coloque esse detalhe na conta do vasto uso de alumínio e fibra de carbono em sua estrutura.

9° - Porsche 911 Turbo S - 329 km/h

Porsche 911 Turbo S
Divulgação
Porsche 911 Turbo S

“Mas como assim? Se o Audi R8 tem a mesma velocidade máxima que o 911 Turbo S, por que ele aparece na frente do modelo das quatro argolas?” . Nesse critério, precisamos definir um padrão de desempate. Utilizamos a aceleração de 0 a 100 km/h, e nesse quesito, o Porsche supera o Audi.

É evidente que o 911 Turbo S tem lugar de destaque nos corações dos entusiastas. O cupê esportivo é passional e bruto ao mesmo tempo. Seu 3.8, biturbo, desenvolve 580 cv, potência digna de arrepiar os pelos da nuca de quem está no cockpit.

8° - Dodge Viper SRT  - 331 km/h

Dodge Viper SRT
Divulgação
Dodge Viper SRT

O primeiro não-alemão de nossa lista - calma, teremos outros - surge sob o nome americano do Viper SRT. Trata-se da versão especial que comemora os 25 anos de sucesso do modelo.

Além de não ser um supercarro dos mais elegantes, o Viper é um caso bem singular em nossa lista por conta de sua dirigibilidade difícil. Mas nas mãos certas, este esportivo pode causar reações diabólicas com seu 8.4 V10 feito de alumínio, e os 645 cv de potência que se escondem dentro dele.

7° - Bentley Continental Supersports - 336 km/h

Bentley Continental Supersports
Divulgação
Bentley Continental Supersports

Vamos confessar que não esperávamos um modelo da Bentley na nossa lista. Este é o carro para quatro ocupantes mais rápido do mundo, uma vez que todos os outros levam apenas dois.

O Continental Supersports mostra fôlego suficiente para superar até mesmo o Porsche 911 GT3 e Audi R8 V-10 Plus. E apesar de corpulento, seu 6.0 W12, de 700 cv, pode colocar o modelo a 336 km/h. Destacamos o uso de fibra de carbono para dar uma aliviada no peso. Portanto, se você quer um carro para impressionar mais três amigos em um passeio pela pista, o Continental Supersports é o único da lista que pode suprir sua necessidade.

6° - Ferrari 812 Superfast:- 339 km/h

Ferrari 812 Superfast
Divulgação
Ferrari 812 Superfast

Dessa vez, os engenheiros de Maranello (Itália) colocaram o motor mais potente que uma Ferrari homologada para as ruas da história já recebeu. A Ferrari 812 Superfast faz jus ao nome megalomaníaco com seu 6.5 V12 aspirado, capaz de entregar 789 cv de potência.

LEIA MAIS: Utilitário esportivo é aposta de marca de supercarros

O que também torna a Ferrari 812 Superfast em um modelo especial é o fato de ser o último aspirado que veremos nos próximos anos. A marca de Maranello já informou que irá focar em motores sobrealimentados e híbridos a partir de 2018.

5° - McLaren 720S - 341 km/h

McLaren 720S
Divulgação
McLaren 720S

Eis o sucessor espiritual do lendário F1 dos anos 90, considerado por muitos um dos melhores carros da história. E o McLaren 720S não faz feio ao carregar este legado por conta de seu V8 4.0, capaz de entregar 710 cv de potência.

Você deve ter reparado que o superesportivo da maca inglesa tem bem menos potência que a Ferrari 812 Superfast, e mesmo assim consegue ir mais rápido. Culpa do acerto dinâmico e do vasto uso de materiais leves que os engenheiros da McLaren adotaram. Vale lembrar que a McLaren terá representação oficial no Brasil a partir do ano que vem.

4° - Ford GT - 347 km/h

Ford GT
Divulgação
Ford GT

O último supercarro antes do Top 3 não faz feio. O Ford GT tem uma reputação invejável por conta de sua vitória em Le Mans (França), sendo o carro mais insano já feito na história dos Estados Unidos.

Seu motor 3.5 V6, de 740 cv, foi desenvolvido pela Ganassi Racing para um protótipo da equipe em Daytona, e pode levar o GT aos 347 km/h em uma linha reta. Ele está no limite entre um carro homologado para as ruas, e um modelo de pista.

3° - Lamborghini Aventador S - 349 km/h

Lamborghini Aventador S
Divulgação
Lamborghini Aventador S

O Lamborghini Aventador S surge na cola do Ford GT, e foi projetado para competir com os bad boys do segmento. Em sua linha 2017, o Aventador leva o mesmo 6.5 V12 da geração anterior. Porém, as melhorias técnicas deixam o esportivo ainda mais arisco, entregando 740 cv de potência dignos de deixar qualquer outra marca italiana no retrovisor.

Seu desempenho é comparável ao do Lamborghini Centenario 2017, que ficou de fora da nossa lista por conta do primeiro critério mencionado anteriormente. Portanto, o Aventador S também está no limite do que é aceitável para um carro urbano, já cutucando o seleto mundo das pistas.

2° - Aston Martin Valkyrie - 402 km/h

Aston Martin Valkyrie
Divulgação
Aston Martin Valkyrie

Não, você não ficou louco. Há um salto de 53 km/h entre o segundo e o terceiro colocado. E o vice-líder de nossa lista é um inglês um tanto quanto temperamental que atende pelo nome de Valkyrie. O hipercarro é uma colaboração entre a Aston Martin e a Red Bull Racing. E entendendo a receita que as marcas relacionadas utilizam, seu desempenho nem fica tão absurdo.

Trata-se do primeiro modelo de nossa lista a utilizar motorização híbrida. Em seu coração, encontramos um 6.5 V12 aspirado que trabalha em conjunto com um motor elétrico, aliado a uma transmissão de sete marchas, que também equipa o primeiro colocado. Essa configuração permite que o Valkyrie entregue 1.130 cv de potência.

1° - Bugatti Chiron - 420 km/h

Bugatti Chiron
Divulgação
Bugatti Chiron

Antes de falar sobre o Chiron, vale conhecer mais sobre a pista secreta de Ehra-Lessien, do Grupo Volkswagen. Este é, basicamente, o único lugar do mundo em que o Chiron pode atingir 420 km/h. Trata-se de uma linha reta nos arredores de Wolfsburg (Alemanha,) que se estende por 9 km. Dizem que a reta é tão longa que você não enxerga a outra ponta por causa da curvatura natural da Terra.

Portanto, Ehra-Lessien sempre foi alvo de muita curiosidade entre os entusiastas de supercarros. E é claro que a Volkswagen mantém a pista restrita para testes de suas marcas - que aliás, possui cinco representantes em nossa lista.

McLaren F1 correndo na lendária Ehra-Lessien, em 1998.
Reprodução/Acervo McLaren
McLaren F1 correndo na lendária Ehra-Lessien, em 1998.

Ainda que outro carro tenha capacidade de superar o Bugatti Chiron, nunca saberemos. A não ser que a VW aceite o desafio e libere Ehra-Lessien para um concorrente. Isso aconteceu pela última vez em 1998, quando a Volkswagen autorizou que o piloto Allan McNish, vencedor de Le Mans, pilotasse um protótipo do McLaren F1 na pista.

O Bugatti Chiron é capaz de entregar inimagináveis 1.500 cv, derivados de um motor 8.0 W12, e preserva o status de seu antecessor, o Veyron. Evidentemente, uma marca megalomaníaca de supercarros como a Bugatti tentaria segurar a alcunha de de carro mais rápido do mundo a qualquer custo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!