Modelos clássicos da Porsche são valiosos, mas dificilmente chegam ao patamar do preço de uma Ferrari nas casas de leilão dos Estados Unidos. Este belo Porsche 550A Spyder 1958, entretanto, é um grande candidato a ser arrebatado pelo mesmo valor de uma rival de Maranello do mesmo ano.
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O exemplar em questão fez parte de uma linha limitadíssima da segunda metade da década de 50. Apenas 40 exemplares foram feitos, suficientes para cravar uma história vitoriosa nas pistas. O Porsche 550A Spyder foi apelidado de “matador de gigantes” por conta de suas proporções. Ele é pequeno, não apenas na carroceria, mas também no motor. Era equipado com o mesmo 1.5 boxter de seu antecessor, o 550 que ficou imortalizado nas mãos de James Dean.
Ainda falando da unidade que será leiloada em janeiro, o 550A Spyder colecionou vitórias em Nürburgring, Reims e Zandvoort, além de uma grande conquista no Grande Prêmio da Holanda, onde foi o único 550A a completar a prova. Após uma trajetória de sucesso, o modelo foi entregue aos cuidados da casa de leilão Bonhams, no Arizona (Estados Unidos), onde estará à mercê do martelo no começo do ano que vem.
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Ninguém se atreve a estimar um valor, mas modelos exclusivos da Porsche dos anos 50 costumam ser arrebatados por alguns milhões de dólares. E entendendo o pedigree do 550A Spyder, podemos dizer que ele deverá extrapolar nos números.
McLaren F1
Outro modelo que poderá ser arrebatado em uma transação marcada por muitos zeros é o exemplar de um dos superesportivos mais icônicos de todos os tempos: o McLaren F1. Com apenas 237 km rodados - sendo boa parte dessa quilometragem em testes da própria fabricante antes da entrega - o esportivo com carroceria amarela poderá ser vendido em leilão por um valor recorde, acima dos US$ 15 milhões (R$ 47 milhões em uma conversão simples).
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Assim como o Porsche, o atual proprietário nunca chegou a rodar com o McLaren F1 amarelo nas ruas. Pra se ter uma ideia do nível de conservação, o interior ainda é mantido com as proteções de plástico vindas de fábrica. Para tornar a raridade ainda mais valiosa, existem detalhes exclusivos, como o sistema de escape que segue o estilo dos protótipos que competiam em Le Mans, em meados dos anos 90, volante de três raios GTR com o logo F1 no centro, carpetes felpudos para revestir o assoalho e faixa degradé no para-brisa, além do raro chassi número 60.