A Volkswagen patrocina uma equipe que utilizará o clássico Fusca, para o Baja 1000, competição de off-road extremo que acontece em desertos grandes e remotos. O exemplar de 1970 recebe o kit Baja, preparado para maratonas de corrida em ambientes inóspitos, além das cores da marca alemã, que fazem do besouro não apenas o famoso “Baja Bug”, mas também o ícone e lenda viva do evento que terá mais categorias para a competição. Estão inclusos carros com vários níveis diferentes de modificações, picapes, quadriciclos e até motocicletas.
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O Baja 1000, que acontece todo o ano desde 1967, terá o seu 50º aniversário entre os dias 14 e 18 de novembro, quando a Volkswagen e a equipe patrocinada, pertencente ao designer Josh McGuckin, esperam conseguir percorrer os 1.814 km e garantir a vitória em sua categoria. Mesmo que o campeonato, no começo, tivesse sido planejado apenas para motos, a popularização do Fusca e a sua fama de carro resistente o fizeram uma opção real para o torneio, resultando em uma trajetória de muitas vitórias. McGuckin e a Volkswagen desejam, com isso, seguir a tradição histórica de sucesso no off-road e provar que o carismático Fusca ainda tem muito fôlego.
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Banho de loja
Entre as modificações do Fusca, destacam-se um novo kit de suspensão para pistas fora de estrada, que absorvem mais impactos dos severos e irregulares solos por onde passará; um protetor de cárter novo e mais resistente, para casos de pedras ou barrancos atingirem a parte inferior do carro; rodas aro 15 polegadas, com pneus para terra e, por fim, uma cabine equipada com reforços estruturais e assentos de corrida, para que os ocupantes não tenham ferimentos graves em caso de acidentes graves.
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Nascido na Guerra, usado nas corridas
O motor e o câmbio são originais do Volkswagen. A genialidade da mecânica do Fusca e seu apelo histórico se dão pelo seu desenvolvimento, durante a Segunda Guerra Mundial, por Ferdinand Porsche. O sistema de arrefecimento dos veículos militares alemães era a ar, para que quando o exército estivesse em campanha em desertos e outros lugares com pouca água, não tivessem o problema de superaquecimento por falta dela. Tendo se mostrado bastante eficiente e barato em situações de guerra, o trem de força foi muito bem recebido para corridas no mundo todo.