Não é de hoje que o mercado brasileiro tem histórico de manter alguns modelos em linha por vários anos. O primeiro exemplar que vem à cabeça dos apaixonados por carros é a Volkswagen Kombi. O utilitário começou a ser fabricado no Brasil em setembro de 1957 e deixou o mercado apenas em dezembro de 2013. Foram 56 anos de sucesso.
LEIA MAIS: Conheça os SUVs que chegarão ao Brasil até o fim do ano que vem
Outro exemplo fica por conta do Chevrolet Opala, que foi fabricado pela GM entre 1968 e 1992. É outro carro que merece destaque. Ele durou 24 anos na linha de São Caetano do Sul (SP), e sua despedida foi um marco histórico para a trajetória da General Motors. E mesmo nos dias de hoje, não é difícil encontrar alguns dinossauros longevos no mercado brasileiro. Para exemplificar, a reportagem do iG Carros lista cinco modelos que estão fazendo hora extra no showroom de suas concessionárias.
1 - Fiat Weekend - R$ 60.390 (20 anos)
A velha (e cara) Weekend abandonou o nome Palio recentemente. Uma estratégia da Fiat para dar uma renovada no modelo que está fazendo hora extra em sua linha. O modelo, que continua sendo uma das poucas opções de peruas disponíveis no mercado brasileiro, foi lançado em 1997 como uma resposta da Fiat para a Volkswagen Parati.
Atualmente, a veterana está disponível em duas versões: Attractive (R$ 60.390) e Adventure (R$ 75.990). A primeira conta com motor 1.4, de 85 cv de potência e 12,5 kgfm de torque. O modelo aventureiro, por sua vez, traz motor 1.8, de 132 cv e 18,9 kgfm de torque, o mesmo que equipa a versão topo de linha do Fiat Argo.
2 - Hyundai Tucson - R$ 64.180 (13 anos)
Alguns podem franzir a testa em surpresa, mas a Hyundai continua vendendo o antigo Tucson no Brasil. O SUV coloca suas esperanças em um preço competitivo, bom espaço interno e pacote de equipamentos bem completo. Mas o carro quase não muda desde que foi lançado, em 2004. Entretanto, está prestes a deixar de sair da linha de montagem, em Anápolis (GO).
O Tucson continua sendo vendido com o já conhecido motor 2.0, flex, de 145 cv de potência, que também equipou a primeira geração do Hyundai i30 no Brasil. O torque fica na casa dos 19,1 kgfm. Destacamos o bom porta-malas de 644 litros de capacidade.
3 - Volkswagen Fox - R$ 54.590 (14 anos)
Temos que reconhecer o esforço que a Volkswagen teve para manter o Fox em um patamar competitivo ao longo dos anos. Com boa lista de equipamentos, acabamento honesto e um design externo que continua interessante, nem dá pra acreditar que o modelo foi lançado em 2003.
Com a chegada da nova geração do Polo, o Fox ficará de lado na linha da Volkswagen. Trata-se de uma estratégia da marca para evidenciar ainda mais as vendas do hatch recém-nascido. Na versão Connect manual, o Fox custa R$ 54.590 - R$ 4.600 a mais que a versão de entrada do Polo. O motor é sempre 1.6 MSI, de 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque.
4 - Chevrolet Montana - R$ 48.090 (7 anos)
Neste momento, você pode estar coçando o queixo. Como a Chevrolet Montana pode entrar para a lista se a geração atual da Volkswagen Saveiro foi lançada dois anos antes? Quando a Chevrolet decidiu atualizar a Montana, em 2010, optou pela mesma plataforma que equipava o antigo Corsa (o Classic) que foi lançado no Brasil em 1994. Portanto, o projeto acaba sendo mais antigo.
LEIA MAIS: Chevrolet poderá fabricar picape rival da Fiat Toro na Argentina
Ninguém parece se importar, pois a Montana possui histórico de vendas razoável. Por R$ 48.090, o modelo já sente a falta de fôlego do seu segmento, e perde espaço para as rivais intermediárias. A GM está de olho, e prepara uma investida contra Fiat Toro, Renault Duster Oroch e a futura picape intermediária da Volkswagen. A Montana traz motor 1.4, de 100 cv de potência e 13 kgfm de torque.
5 - Mitsubishi Pajero Full - R$ 214.990 (9 anos)
O Pajero Full é outro modelo que poderia facilmente entrar para a lista de preços exorbitantes no Brasil. Disponível em duas versões, parte de R$ 214.990, podendo chegar aos R$ 248.990 em sua versão quatro portas. A Mitsubishi deu um tapa no visual do utilitário em 2008, e carro quase não mudou desde então.
LEIA MAIS: Conheça os carros com preços mais absurdos do Brasil
Equipado com motor 3.2 HPE turbo, o Mitsubishi Pajero Full entrega 200 cv de potência e 44,7 kgfm de torque. Apesar do desempenho honesto, precisa empurrar um carro pesado, de 2.240 kg.