A Peugeotconfirma a chegada do SUV 5008 ao Brasil a partir do primeiro semestre de 2018, baseado no irmão menor, o 3008. As mudanças mais expressivas da novidade são mais conforto e uma carroceria estendida. Apesar de se tratar de uma estreia, o design não prevê mudanças significativas em relação ao 3008, exceto pelo ganho total de 20 cm de comprimento.
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O 5008 será maior, mas não necessariamente melhor
O aumento do tamanho total do Peugeot possibilita a instalação de uma nova fileira de assentos, dando um total 7 deles, fazendo do SUV uma opção mais conveniente para viajar com mais pessoas e/ou mais bagagem. Já o 3008, que parte de R$ 139.990, tem valor mais reduzido em relação aos seus concorrentes - Hyundai New Tucson (a partir de R$ 149.970), Mitsubishi Outlander (R$ 142.990), Audi Q3 (parte de R$ 143.900) - e ainda entrega uma quantidade boa de equipamentos e tecnologia.
Portanto, o irmão menor ainda será uma opção mais adequada para uso urbano, pois já não é um carro tão pequeno e os ocupantes não terão praticamente nada a menos nele do que no 5008 quanto a recursos e equipamentos. Por se tratar de um mesmo projeto, com conjuntos mecânicos iguais e mesma filosofia de desenvolvimento, o 5008 será somente uma variação grande dos SUVs da linha.
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Interior
Para os SUVs da marca francesa, o interior é padrão. O acabamento é caprichado, com bancos revestidos em couro e costuras aparentes. Um tecido cinza reveste a parte intermediária do painel do lado do passageiro e nas laterais das portas. Em situações onde o interior recebe menos luz, a área acinzentada passa a ficar azulada com o filete de luz ambiente instalado em pontos estratégicos do carro.
Ainda por dentro, no console central, há botões sensíveis ao toque, feitos de alumínio escovado, que ajudam a compor o estilo agressivo da moderna linha de utilitários. Tem teto-solar panorâmico com cobertura escamoteável e também iluminada, o que a deixa parecida com o teto de um avião. Já o sistema multimídia, conta com uma tela colorida de 12,3 polegadas, que serve de quadro de instrumentos configurável (com conta-giros que se move no sentido contrário ao do velocímetro), bem como para a alavanca de câmbio (que parece um joystick de videogame).
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Motor e câmbio
Serão os mesmos do Peugeot 3008: um câmbio automático de 6 marchas e um motor que rende 165 cv e 24,5 kgfm de torque bem cedo, às 2.400 rpm, mas ainda falta um pouco mais de força ao já conhecido motor 1.6 THP em situações mais exigentes, como em trechos sinuosos, em subida. Isso no irmão menor, ou seja, espera-se menos agilidade no 5008, além de um maior consumo de combustível.