Acelerar em Monza, Spa-Francorchamps ou até mesmo na noite de Los Angeles (EUA) é algo que os que curtem automobilismo podem apenas sonhar. Ainda bem que a experiência em games arcade ou simuladores está ficando cada vez melhor e mais realista com o passar dos anos. Você se sentiria velho sabendo que a franquia Gran Turismo está para completar vinte anos, ou que o primeiro Need For Speed foi lançado para Playstation 1 no já longínquo ano de 1994? Pois bem, desde então, vimos um grande salto de gráfico e jogabilidade entre os games de corrida mais populares do mundo. Nós, do iG Carros, aproveitamos este clima para listar os cinco melhores games de corrida da atualidade, tanto na categoria arcade quanto simulação. 

LEIA MAIS: Saiba quais são os dez supercarros mais velozes do mundo em 2017

1 - Assetto Corsa (2014)

Assetto Corsa: destaque entre os games de simulação nos últimos anos, faz alegria dos fãs de automobilismo
Divulgação
Assetto Corsa: destaque entre os games de simulação nos últimos anos, faz alegria dos fãs de automobilismo

O termo "asseto" corsa significa “car setup” em italiano, fazendo alusão à configuração e o gerenciamento de freios, suspensão e câmbio que pilotos precisam fazer para chegar no melhor resultado possível. Bem a calhar para um dos simuladores mais populares dos últimos anos entre os games . Desenvolvido e publicado pela Kunos Simulazioni, o game tenta trazer uma atmosfera realista ao jogador, tanto na física quando mecânica de condução. Diversos carros urbanos ou de pista estão disponíveis em níveis detalhados, para que você desfrute da legítima sensação de ser um piloto profissional. É possível utilizar dispositivos de realidade virtual, como o Playstation VR em conjunto com kits de simulação.

LEIA MAIS: Utilitário esportivo é aposta de marca de supercarros nos Estados Unidos

A receptividade de Assetto Corsa gerou reviews com altos e baixos entre a imprensa especializada, sendo que a versão para PC ficou com as notas mais altas. Portanto, se você é dono de um XBox One ou Playstation 4, vale a pena dar mais uma olhada nos outros títulos da lista. Assetto Corsa possui uma base de fãs engajados que criam competições online, com rankeamento mundial e até prêmios em dinheiro. 

2 - Gran Turismo Sport (2017)

Gran Turismo Sport: uma das franquias mais icônicas entre os jogos eletrônicos de corrida tem boa parte gráfica
Divulgação
Gran Turismo Sport: uma das franquias mais icônicas entre os jogos eletrônicos de corrida tem boa parte gráfica

Antecipado desde 2015, o último jogo da franquia Gran Turismo chegou às lojas em apenas em outubro de 2017. Desenvolvido pela Polyphony Digital e publicado pela Sony, o game aposta em dois modos de jogo: arcade e simulação. No primeiro, todas as assistências do veículo estão ligadas, ignorando alguns atributos de mecânica e física. É um método simples, apenas para a diversão.

No segundo modo de condução, o jogo se aproxima mais do que simuladores como Assetto Corsa e Project Cars entregam. Uma ótima estratégia da Sony para cativar aqueles que não se importam tanto com kits de corrida que podem pesar bastante no bolso. O jogo foi muito bem recebido pela crítica e jogadores, sendo um dos destaques do segmento em 2017.

LEIA MAIS: Ariel Hipercar é o supercarro mais rápido do mundo

Você viu?

3 - Need For Speed Payback (2017)

Need For Speed Payback: um game arcade com toques de filme de ação faz parte da fórmula do sucesso do game
Divulgação
Need For Speed Payback: um game arcade com toques de filme de ação faz parte da fórmula do sucesso do game

A franquia Need For Speed se perdeu um pouco nos últimos anos, e Payback é a tentativa da Electronic Arts de recuperar o público que se apaixonou pela série no começo da década passada. Para tal, a receita do emblemático Most Wanted de 2005 foi recuperada, juntando corridas, perseguições e uma história digna de filme do Jason Statham. O game se passa em Fortune Valley -  uma versão fictícia de Las Vegas (Estados Unidos) - onde um grupo de pílotos ilegais tenta derrubar um cartel que mantém o controle das operações ilegais na cidade.

Os reviews da imprensa especializada, entretanto, ficaram bem na média. Need For Speed Payback garante horas de diversão, e nada mais que isso. Destaque para as diversas opções de customização, que permitem deixar o esportivo com a sua cara. Vale a pena, se estiver procurando por algo mais casual.

4 - F1 (2017)

F1 2017: para quem sonha em ser piloto de Fórmula 1, o jogo é um prato cheio e vale a pena ser conferido
Divulgação
F1 2017: para quem sonha em ser piloto de Fórmula 1, o jogo é um prato cheio e vale a pena ser conferido

O game oficial da competição na temporada 2017 foi lançado com todos os circuitos, pilotos e equipes, contanto até mesmo com nosso querido Autódromo de Interlagos nos últimos detalhes. Desenvolvido e publicado pela Codemasters, F1 2017 segue a evolução natural que a franquia está tomando nos últimos anos.

LEIA MAIS: Monstro na pista! Aceleramos o insano Mercedes-AMG GT R

Há um novo modo de gerenciamento, onde podemos configurar o carro para deixá-lo ainda mais competitivo. Na lista de carros clássicos disponíveis, estão inclusos os modelos da McLaren dos títulos de Ayrton Senna em 1988 e 1991 A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também está patrocinando o game para que ele se torne uma plataforma de eSports, assim como nos títulos World Rally Championship e Formula E.

5 - Driveclub (2014)

Driveclub: destaque para o modo online cooperativo, que garante horas de diversão com os amigos
Divulgação
Driveclub: destaque para o modo online cooperativo, que garante horas de diversão com os amigos

De fato, este arcade foi criticado durante seu lançamento por conta da inteligência artificial abaixo da média. Mas este nem é o foco principal de Driveclub, desenvolvido pela Evolution Studios com distribuição da Sony. O nome do game sugere que os jogadores criem clubes de, no máximo, seis pessoas para corridas online. A pontuação do placar é agregada, sendo que em algumas categorias competitivas o primeiro lugar nem é o que mais importa. Claro, chegar em primeiro é o que todos os jogadores querem, mas as voltas precisam ser bem feitas.

LEIA MAIS: Aceleramos o novo Porsche Panamera 4 E-Hybrid na pista

Não adianta chegar em primeiro enquanto atira seu carro nos outros competidores. Você será penalizado e sua equipe sofrerá as consequências no placar final. No entanto, se todos completarem suas voltas com os minigames de velocidade máxima ou drift que aparecerão durante o traçado, o resultado será bem diferente, mesmo que a equipe rival tenha pilotos com colocações melhores. Jogar Driveclub com os amigos pode ser uma experiência arcade prazerosa e descontraída, capaz de render até algumas risadas. Algum título  ficou de fora da lista dos melhores games do momento? Deixe seus comentários abaixo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!