Tamanho do texto

Sucesso de Ka e EcoSport garante boa colocação para a Ford em 2017, considerando apenas automóveis, sem os comerciais leves

Ford Ka é o principal responsável pelo sucesso da marca americana no Brasil. E terá novidades no primeiro semestre
Divulgação
Ford Ka é o principal responsável pelo sucesso da marca americana no Brasil. E terá novidades no primeiro semestre

Algumas fabricantes tiveram mais motivos para comemorar a virada de ano que outras. De acordo com o levantamento publicado pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a Ford finalmente superou a Fiat no volume de vendas de 2017, com 192.251 emplacamentos ante 184.633 da marca italiana. Faz mais de 25 anos que a fabricante americana não consegue fechar um ano na frente da rival. Vale lembrar que consideramos os dados de vendas de automóveis, sem incluir os comerciais leves, com as picapes pequenas e intermediárias, segmento em que a Fiat ainda é líder.

LEIA MAIS: Os 10 carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

A Chevrolet fecha 2017 como a marca mais vendida do Brasil. Líder nos segmentos de hatches e sedãs compactos, a GM emplacou 353.573 unidades entre janeiro e dezembro do ano passado, abrindo uma grande vantagem em relação à segunda colocada. A Volkswagen aparece em seguida, com 222.189 unidades vendidas no ano. A Hyundai surge na terceira colocação com 198.302, seguida pela Ford e suas 192.251 unidades emplacadas. A Fiat aparece na quinta colocação, à frente da Toyota com 159.438.

LEIA MAIS: SUVs que chegarão ao Brasil até o segundo semestre de 2018

Na sétima colocação, a Renault acumula 150.319 unidades vendidas no ano, garantindo uma boa vantagem contra a Honda e seus 131.087 emplacamentos. A Jeep é a nona marca mais vendida do Brasil, com 88.190 unidades acumuladas, fechando o top 10 ao lado da Nissan e suas 75.205 unidades.

Estratégias para 2018

VW Virtus: ao lado do SUV do Novo Polo, será uma das principais estratégias da VW para retomar a liderança no Brasil
Divulgação
VW Virtus: ao lado do SUV do Novo Polo, será uma das principais estratégias da VW para retomar a liderança no Brasil

A maioria das fabricantes já estão com planos engatilhados para 2018. As primeiras investidas devem acontecer já em fevereiro, com Volkswagen e Fiat lançando seus novos sedãs compactos premium, Virtus e Cronos. A Toyota também está se preparando para concorrer no segmento com o novo Yaris Sedan, opção para ocupar a lacuna que existe hoje entre Etios e Corolla. O modelo, entretanto, deve ficar para o segundo semestre.  

LEIA MAIS: Volkswagen Virtus chegará em fevereiro de 2018

A Nissan, que não teve um de seus melhores desempenhos em 2017, apostará pesado na nova geração do March. A marca japonesa já até registrou imagens do hatch compacto no INPI. Tudo indica que o modelo será nacionalizado ainda este ano, havendo a possibilidade de ambas as gerações serem vendidas juntas no Brasil. No mesmo segmento, vazaram imagens da reestilização da linha Sandero, ainda sem previsão de mês para estrear.

Também chama atenção a grande quantidade de SUVs previstas para este ano. Algumas unidades do Volkswagen T-Cross, o SUV do Polo, já foram flagradas em testes no Brasil. No mesmo segmento, a Ford prepara uma nova versão 4x4 para o EcoSport, ainda sem detalhes sobre seu lançamento. Apresentado em setembro, durante o Salão de Frankfurt, o Renault Duster renovado deve ser uma das atrações da marca para o Salão do Automóvel, em São Paulo, em novembro deste ano. Confira abaixo a relação das marcas mais vendidas de 2017 entre os automóveis leves.

1 - Chevrolet - 353.573 unidades
2 - Volkswagen - 222.189 unidades
3 - Hyundai - 198.302 unidades
4 - Ford - 191.251 unidades
5 - Fiat - 184.633 unidades
6 - Toyota - 159.438 unidades
7 - Renault - 150.319 unidades
8 - Honda - 131.087 unidades
9 - Jeep - 99.190 unidades
10 - Nissan - 75.205 unidades

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.