Tamanho do texto

Versão topo da linha Q5 chega com preço sugerido que parte de R$ 397.990 e pode chegar a R$ 411.990 com câmera de ré e pintura metálica

Audi SQ5: SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e atingir 250 km/h, diz a fabricante
Divulgação
Audi SQ5: SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e atingir 250 km/h, diz a fabricante

A Audi inicia as vendas do modelo 2018 do SQ5, SUV esportivo de 354 cv e brutais 50 kgfm d torque. De acordo com a fabricante, são números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chegar aos 250 km/h. O carro segue a mesma linha de design dos modelos de topo da Audi, que contam com faróis mais finos em Matrix LED. Tanto os faróis quanto as lanternas são equipadas com o sistema de luz de seta dinâmico, que vai preenchendo conforme o veículo vai virando na curva. O visual esportivo que diferencia o SQ5 dos convencionais são evidentes nas grandes saídas do escapamento, integradas ao psra-choques traseiro e dispostas em dois pares, bem como pinças de freio na cor vermelha e jogo de rodas exclusivo.

LEIA MAIS: Audi RS7 Performance: Aceleramos o supercarro do Neymar

Destacando-se em relação ao Audi Q5 convencional, o interior conta com tons escurecidos e soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha S. Além disso, tem costuras contrastantes no couro do volante de base achatada e pegada esportiva, bem como assentos mais envolventes e com revestimento em Alcantara e couro. O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As hastes para trocas de marchas também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável. Enquanto isso, o banco traseiro tem ajuste do ângulo de encosto.

LEIA MAIS: Audi Q3 1.4 Ambition: como anda o SUV premium mais vendido do Brasil

Tecnologia a serviço da segurança e da praticidade

Para se diferenciar dos rivais, o SUV esportivo da Audi aposta em equipamentos exclusivos no interior. Para começar, conta com tela TFT de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos. Assim como o Q7, conta com uma função de aprendizado do GPS, que decora seus hábitos de viagem para sugerir rotas para os mesmos pontos, eliminando a necessidade de inserir endereços no sistema toda a vez. Além disso, vem com diversos itens de segurança. São eles: sete airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de cruzamento (que monitora pontos cegos ao sair de ré em uma vaga), aviso de saída de faixa, assistente de prevenção de colisões, visão 360º do carro e outros. Além disso, recursos mais comuns incluem assistente de rampas, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento.

LEIA MAIS: Audi Q5 Ambition 2.0 é a evolução natural do SUV premium

O SQ5 é equipado com câmbio de oito marchas, com diferentes modos de condução, que alteram a sua resposta e o seu funcionamento. São eles: conforto, esportivo, personalizado (ao gosto do motorista) e automático. O SUV alemão conta, também, com suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira. Segundo a Audi, “sua geometria mais sofisticada oferece mais conforto e maior estabilidade em velocidades elevadas, uma vez que o controle de amortecedores possui uma ampla expansão entre o conforto e a dinâmica”. Os amortecedores adaptativos são integrados ao sistema inteligente de câmbio e o motor, permitindo que o motorista controle todos os sistemas juntamente ou separadamente nos modos de condução.

A tração 4x4 integral “Quattro” da Audi, com gerenciamento inteligente, também contribui para uma dirigibilidade mais esportiva e segura, uma vez que sempre mantém a entrega da potência e do torque na quantidade certa e na hora certa, variando individualmente entre uma roda e outra em função da aderência do solo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.