Os entusiastas automotivos vão à loucura com o novo recorde que atinge, no leilão Bonhams’ em Scottsdale (EUA), um exemplar 550A Spyder do ano de 1958. O valor do Porsche, arrematado por R$ 16.647.400, é quase o dobro do atingido pela Ferrari Daytona Spyder - igualmente rara e o segundo carro mais valioso do evento - que sai por R$ 8.500.800. O motivo? O alemão da velha guarda é um premiado corredor, vencedor de provas em Reims (França), Zandvoort (Holanda) e a temida Nürburgring (Alemanha), bem como conta com uma 2ª colocação em Le Mans, perdendo para um rival com motor duas vezes maior e com três vezes mais potência, a Ferrari 250 Testa Rossa. Nada mal para um carro com “motor de Fusca”, de 1500 cc e 110 cv, não?
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Modelos clássicos da Porsche são valiosos, mas dificilmente chegam ao patamar do preço de uma Ferrari nas casas de leilão dos Estados Unidos; quem dirá dobrá-lo. Entretanto, o 550A Spyder reúne uma legião de fãs tanto quanto outros ícones da marca, tal como o 917, que já passou pelas mãos do ator e piloto Steve Mcqueen, nos anos 70, e foi o Porsche mais caro de todos já vendido em leilão (R$ 45 milhões). O “senhor” de 60 anos de idade encanta por sua concepção simples e resgata o glamour dos tempos que, para muitos, são “dourados”, quando se pensa em corridas e automobilismo.
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O lendário 917
Conhecido por ter sido dirigido no clássico do cinema “Le Mans”, de 1971, o 917 restaurado em 2001 foi vendido no ano passado, em Pebble Beach, na Califórnia (EUA), por impressionantes US$ 14 milhões (ou quase R$ 45 milhões). O valor é considerado justo, mas ainda contrariou algumas expectativas de que ultrapassasse os R$ 50 milhões. Seu motor é um boxer arrefecido a ar, de 12 cilindros e 4,5 litros, que produz nada menos que 580 cv. A traseira do Porsche de Steve Mcqueen era ajustável, permitindo que a equipe escolhesse entre baixo arrasto ou mais pressão aerodinâmica. Além disso, sua suspensão era do tipo duplo wishbone nas quatro rodas, que contava com molas de titânio, material bastante complexo - logo, caro - para ser usinado.
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Muitas são as raridades apresentadas no leilão de Bonhams. Carros que sobreviveram às Guerras Mundiais, modelos icônicos, que sequer foram vendidos, super exclusivos e, além disso, pouquíssimo produzidos, como o caso do exemplar Porsche 550A Spyder, ícone das pistas com somente 40 unidades produzidas ha 60 anos. Os grandes leilões americanos atraem um enorme público de todo o mundo e movimentam centenas de milhões de dólares todo o ano, além de serem grandes eventos automotivos, pois só neles é possível ver os mais raros (e caros) veículos que existem.